Paladar

Receitas

Receita

Luiz Henrique Mendes
Luiz Henrique Mendes

Dia de São João: 5 receitas rápidas para a data não passar em branco

Dia 24 de junho é a data que celebra o nascimento de São João

24 de junho de 2019 | 16:40 por Redação Paladar

Em geral, os dias consagrados aos santos são aqueles em que eles morreram. Mas, no caso de São João, é o contrário e comemora-se o seu nascimento, que teria sido no dia 24 de junho, de ano desconhecido.

No Brasil, também é de São João a maior festa junina do Nordeste. As duas mais concorridas são a de Caruaru, em Pernambuco, e a de Campina Grande, na Paraíba.

E para homenagear o santo, nesta data não pode faltar pamonha fresquinha, feita com milho-verde. Mas, além da pamonha, que é um prato de preparo demorado, o Paladar separou outras cinco receitas típicas e fáceis de fazer para quem não quer deixar de celebrar a data.

 

1. Arroz-doce com calda de caramelo

O arroz-doce, outro prato bem típico das festas juninas, pode ganhar novos ares. Nesta versão, Charlô Whately, do Bistrô Charlô, prepara o doce com arroz arbóreo, aquele tipo usado em risotos, e ainda faz uma calda de caramelo para jogar em cima. Também é possível fazer versões de arroz-doce com especiarias brasileiras; com mexerica e damasco; ao estilo creme brûlée; com leite de coco ou até com um toque indiano. Aprenda a fazer estas versões.

Arroz-doce do chef Charlo Whately

Arroz-doce do chef Charlo Whately Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

2. Canjica (ou mungunzá)

A chef Ana Luiza Trajano, do restaurante Brasil a Gosto, mostra como é simples preparar esta típica receita das festas juninas. Aprenda a fazer.

Canjica doce.

Canjica doce. Foto: Alexandre Schneider|Instituto Brasil a Gosto

 

3. Curau de milho-verde

Aqui, Ana Luiza Trajano prepara sua versão do curau de milho-verde. É bem simples e a cara das festas juninas, veja como fazer.

Curau de milho verde.

Curau de milho verde. Foto: Alexandre Schneider|Instituto Brasil a Gosto

 

4. Bolo de tapioca

Esta receita elaborada pela confeiteira Joyce Galvão leva tapioca em flocos e leite de coco. Serve 12 pessoas. Além do bolo de tapioca, veja como fazer mais 11 bolos típicos das festas juninas, como o de maçã com cravo e canela, de inhame e outros.

Bolo de tapioca.

Bolo de tapioca. Foto: Roberto Seba/Estadão

 

5. Espeto de milho com queijo meia cura e páprica

Receita da chef Helena Rizzo, do Maní, para dar cara renovada à mesa tradicional da festa junina. Veja como fazer

Espeto de milho com queijo meia cura e páprica.

Espeto de milho com queijo meia cura e páprica. Foto: Luiz Henrique Mendes