Receitas

Receita

Filipe Araújo|Estadão
Filipe Araújo|Estadão

Receitas para fazer hambúrguer em casa do zero, do pão ao ketchup

Nós damos as dicas para que você seja o mestre da chapa!

24 de fevereiro de 2022 | 15:00 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Que tal experimentar fazer o seu próprio sanduíche em casa, do zero? A seguir, você encontra todas as receitas necessárias para fazer um hambúrguer do começo ao fim na sua cozinha, desde o pão até o ketchup, digno de restaurante. Confira! 

 

Pão de hambúrguer

Vamos começar com o que segura tudo: o pão. Aqui, temos duas opções: um pão francês em formato perfeito para o hambúrguer (veja aqui a receita), ou uma versão bem brasileira, feita com pequi. Essa receita não guarda segredos, basta seguir o passo a passo, confira aqui.  

Pão de pequi para hambúrguer.

Pão de pequi para hambúrguer. Foto: Roberto Seba/Estadão

 

Hambúrguer (a carne)

Eis o elemento mais importante. Existem diversas combinações de cortes possíveis (os chamados blends) para preparar um bom hambúrguer. Nessa receita do chef Gilson Alemida, da lanchonete Na Garagem, ele combina costela bovina com fraldinha. Veja o preparo completo

Hambúrguer de costela e maionese de pimenta biquinho.

Hambúrguer de costela e maionese de pimenta biquinho. Foto: Tadeu Brunelli/Estadão

 

Cebola caramelizada

Entre os complementos mais pedidos está a cebola caramelizada. Acredite, é fácil fazer em casa. Você só precisa de manteiga e cebola. E paciência. Veja como fazer. 

 

  Foto: Everton Oliveira|Estadão

 

Ovo frito

Com gema mole ou dura, mas sempre perfeito, e sem grudar. Veja como fazer.

Ovo frito.

Ovo frito. Foto: Felipe Rau/Estadão

 

Maionese

Se tem uma coisa que faz a diferença em um sanduíche é uma boa maionese, caseira, saborosa. Para fazer em casa, você precisa basicamente de três coisas: ingredientes nas proporções certas, respeito à técnica e fé. É daquelas receitas que parece que nunca vai dar certo, mas você segue batendo, segue colocando o óleo aos poucos e a emulsão vai se formar e a maionese vai dar certo, acredite. Aqui estão todas as dicas que você precisa saber. Depois de aprender a base, se jogue na criatividade e varie os ingredientes. Dá para usar ervas, azeitona, alcaparra, pimenta, alho... Aqui você confere como preparar maionese de diversos sabores.

 

  Foto: Felipe Rau|Estadão

 

Ketchup

Tem quem não dispensa o ketchup no hambúrguer. E dá sim para fazer o molho em casa! Confira as receitas do chef Paulo Yoller, da hamburgueria Meats - que faz ketchup em quatro versões, não só com tomates. 

Receita de ketchup tradicional

Receita de ketchup tradicional Foto: Filipe Araújo|Estadão

 

Mostarda

Para completar o trio de condimentos, experimente essa conserva de mostarda super fácil de fazer em casa. Trata-se de uma mistura rica, que “explode” na boca e pode ser combinada tanto com hambúrguers como outros sanduíches. Veja como preparar. Se não quiser fazer sua conserva do zero, mas ainda quiser sair do óbvio, confira essas três opções de mostardas aromatizadas.  

Receita de conserva de mostarda, do chef Caio Ottoboni.

Receita de conserva de mostarda, do chef Caio Ottoboni. Foto: Fernando Sciarra|Estadão

 

Picles

Picles não é unanimidade dentro do hambúrguer. Para quem não dispensa a conserva, temos uma receita infalível, confira aqui

 

  Foto: Hélvio Romero|Estadão

 

Bacon

Sim, até o bacon dá para ser feito em casa. Exige preparo e antecipação, mas o resultado compensa. Veja essa receita de bacon curado na cachaça

Receita de bacon curado na cachaça Rene Aduan

Receita de bacon curado na cachaça Rene Aduan Foto: Roberto Seba|Estadão

 

Chutney

Para terminar, uma dica: experimente dar um "toque autoral" no seu hambúrguer, afinal, ele foi feito em casa. Esse chutney de figos, receita da chef Carla Pernambuco, é perfeito para isso: é agridoce, interessante, saboroso. Confira a receita

Chutney de figos

Chutney de figos Foto: Sérgio Castro|Estadão

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.