Paladar

Receitas

Receita

É tempo de amora

A frutinha arroxeada esbanja versatilidade na confeitaria e serve como base para inúmeras sobremesas. Confira algumas dicas de como utilizar a fruta, que está na época

03 de outubro de 2021 | 05:00 por Cintia Oliveira, Especial para o Estadão

Basta uma caminhada pelas ruas da capital paulista para se deparar com amoreiras carregadas de frutos. As árvores, que se destacam em meio à paisagem, são um sinal de que está aberta a temporada de amoras no País. A frutinha, de coloração arroxeada e repleta de sementinhas, tem um sabor que combina dulçor e acidez. Coringa na confeitaria, a amora pode ser utilizada no preparo de bolos, tortas, geleias, compotas, sorvetes - as possibilidades são infinitas. 

Torta de amora Marilia Zylbersztajn

Torta de amora Marilia Zylbersztajn Foto: Rubens Kato

Nada melhor do que saborear a fruta colhida direto da árvore, mas o excedente é tanto que haja apetite para dar conta de tanta amora. Por isso, vale congelar a fruta - principalmente se a ideia é preparar sucos ou smoothies. Se a ideia, porém, é utilizá-la no preparo de sobremesas, é preciso tomar alguns cuidados. “Como a amora in natura solta muita água, o ideal é preparar uma compota, um coulis ou uma geleia antes de utilizá-la”, explica o professor de confeitaria da Le Cordon Bleu São Paulo, Salvador Lettiere. 

Muita gente costuma preparar geleia com a fruta que está prestes a passar do ponto, mas “o ideal é utilizá-la quando ela estiver na maturação certa para o consumo. Isso faz toda a diferença”, recomenda a chef pâtissière Marilia Zylbersztajn, que comanda confeitaria homônima na capital paulista. Ela utiliza amora orgânica, que é produzida em Gonçalves 

(MG), em preparos como a torta de chocolate com amoras (R$ 170, com 23cm).

Para você aproveitar ao máximo a alta temporada de amora, confira as receitas com amoras. 

Compota de amoras com vinho 

O professor da Le Cordon Bleu São Paulo, Salvador Ariel Lettiere, ensina o passo a passo da receita, que pode servir como base para inúmeros preparos. Confira a receita aqui.  

Compota de amora

Compota de amora Foto: Andrew Scriviani

 

Torta de chocolate com amoras 

A receita da chef pâtissière Marilia Zylbersztajn, da confeitaria que leva o seu nome na capital paulista, combina a fruta e chocolate 80%. Veja como fazer.  

Torta de amora com cobertura de chocolate 

Torta de amora com cobertura de chocolate  Foto: Rubens Kato

 

Bolo sem glúten de milho, limão e amora

A intrigante combinação de fubá, tapioca e amora resulta em um bolo macio e saboroso - e sem glúten. Veja como fazer. 

 

  Foto: Alex Silva|Estadão

 

Ketchup de amora

Inusitada, mas deliciosa, nessa receita os tomates foram substituídos por amoras. A pitada de canela não pode faltar, assim como a mistura de pimenta branca e pimenta da jamaica. Aprenda a fazer.

 

  Foto: Filipe Araújo|Estadão

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.