Paladar

Receitas

Receita

É tempo de pinhão: receitas para aproveitar a safra

Tenra e saborosa, a semente da araucária é versátil e abundante nas feiras e mercados nesta época. Confira como aproveitá-la ao máximo

10 de julho de 2021 | 23:59 por Renata Mesquita, O Estado de S.Paulo

Alcançar seu interior tenro e saboroso não é tarefa fácil, mas vale cada etapa do desafio. O pinhão é ingrediente sazonal, o que lhe confere um gostinho ainda mais especial. Semente da Araucária, planta nativa do Brasil, é encontrada em abundância entre os meses de inverno, principalmente na região Sul, e sua versatilidade, além do sabor, é um dos seus grandes trunfos. 

Temporada de pinhão 

Temporada de pinhão  Foto: Márcio Fernandes/Estadão

E se você gosta muito de pinhão, assim como nós, mas pensa duas vezes antes de arrematar um punhado na temporada, existem alguns truques que podem fazer esta missão menos árdua. A primeira dica é investir em um bom descascador, nada rebuscado ou caro, o mais recomendado é o Pinholino, fácil de manusear e encontrado em diversos sites, “indispensável aos apreciadores de pinhão”, confirma a chef Heloisa Bacellar, que comanda o site Na Cozinha da Helô.

Helô entrega outras dicas para os amantes do pinhão, começando pela compra, escolha os mais pesados, “a polpa do pinhão vai secando com o tempo e ele vai ficando oco e mais leve”. Na hora de levar à panela – seja de pressão ou normal –, faça um corte pequeno com uma faca no bico, assim a água penetra nele, cozinha mais rápido e também já salga seu interior. Vale a pena, ela garante. Para descascar, seja na mão ou com o descascador, o truque é sempre manusear ele ainda quente, então não escorra toda a água, vá descascando aos poucos, e se esfriar, volte a água por alguns minutos para o fogo. Surgiu um mais escuro? Não perca seu tempo, ele vai estar amargo, descarte. 

Por fim, se a vontade é de prolongar a sua temporada, dá sim para guardar um punhado no congelador, basta cozinhar, descascar e congelar já cozido em um saquinho. 

Pinhão não serve só para comer cozido com sal, dá para fazer muita coisa gostosa com ele. Abaixo confira algumas receitas. 

 

Rigatoni ao molho de pinhão, cogumelos

Nesta receita da chef Bel Coelho, que comanda o restuarante e café Cuia, a semente cozida é combinada com cogumelos Paris e alho-poró, para produzir um molho cremoso para a massa. Veja como fazer aqui.  

 

  Foto: Tiago Queiroz|Estadão

 

 

Carne de panela com pinhão

A carne de panela com pinhão da chef Heloisa Bacellar fica deliciosa e é perfeita para um dia mais frio. Vai muito bem servida sozinha, acompanhada de arroz branco e farofa, ou mesmo com uma polenta cremosa. Confira a receita completa aqui

Carne de panela com pinhão

Carne de panela com pinhão Foto: Ana Bacellar

 

Pamonha de pinhão com linguiça de porco

Sai milho, entra pinhão. Nesta receita, o chef Marcelo Corrêa Bastos, do Jiquitaia, surpreende ao criar uma versão da pamonha feita com pinhão e linguiça de porco. Veja o passo a passo.

 

  Foto: Márcio Fernandes|Estadão

 

 

Torta salgada de pinhão

Esta receita vem diretamente de uma região abundante em Araucárias, do cardápio da Lapinha, hotel e spa no Paraná. Ela é fácil de fazer e surpreendente no sabor. Veja como fazer em casa. 

Torte de pinhão, Lapinha Spa 

Torte de pinhão, Lapinha Spa  Foto: Rogerio Voltan

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.