Paladar

Receitas

Receita

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Empadinha de queijos, cebola caramelizada e espinafre

Você pode adaptar a receita ao queijo que preferir, do fresco ao prato

13 de fevereiro de 2021 | 05:00 por Patrícia Ferraz, O Estado de S.Paulo

Empadinha de queijos, cebola caramelizada e espinafre

Empadinha de queijos, cebola caramelizada e espinafre Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Essa empadinha é bem fácil de fazer e fica deliciosa – ainda assim, minha dica é preparar duas receitas de uma vez e congelar uma parte. As empadinhas já assadas congelam bem (em embalagem plástica bem vedada) e facilitam a vida num dia de preguiça de cozinhar.

Você pode adaptar a receita ao queijo que preferir, do fresco ao prato, passando por vários outros de massa firme. Dessa vez, usei uma mistura de queijos que tinha no congelador, um truque que aprendi em um dos livros do Jamie Oliver: ir guardando no freezer, num saquinho, aqueles pedacinhos que geralmente vão para o lixo…na hora de usar, é só ralar (no ralo grosso) e misturar.

Preparo

Massa

1Misture a farinha de trigo com as 3 colheres (sopa) de  manteiga, o fermento e os ovos  apertando com as mãos, sem trabalhar muito a massa. Adicione o sal. 
2Umedeça as forminhas de empadinha com um pouco de água (não precisa untar) e ponha a massa nas forminhas, apertando bem no fundo e nas laterais.

Recheio

1Derreta 1 colher (sopa) de  manteiga em uma frigideira e refogue as folhas de espinafre até murcharem.  Tempere com sal, tire da frigideira, ponha em uma tábua e pique batendo com uma faca. Reserve.
2Derreta as 2 colheres de manteiga restantes em outra frigideira e refogue a cebola, mexendo, até ficar com cor de caramelo. Reserve.
3Ponha numa vasilha o leite, o ovo, os queijos ralados no ralo grosso, o espinafre picado e a cebola refogada. Acrescente a manteiga derretida, misture bem, tempere com sal e pimenta. 
4Despeje o recheio nas forminhas com a massa, até um pouco antes da borda e leve ao forno pré-aquecido, a 180ºC. Asse por aproximadamente 40 a 50 minutos, ou até dourar. 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?