Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Espaguete ao vôngole

O segredo dessa receita é usar vôngoles fresquíssimos; o restante do passo a passo é fácil de reproduzir em casa

por Patrícia Ferraz

Espaguete ao vôngole com alho, vinho branco, pimenta-calabresa e salsinha.

Espaguete ao vôngole com alho, vinho branco, pimenta-calabresa e salsinha. Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Desculpem a falta de modéstia, mas meu espaguete ao vôngole é bem bom. O principal segredo é usar o vôngole mais fresco possível – dessa vez, eles saíram do mar em Santa Catarina, na quinta-feira de madrugada, chegaram a São Paulo na hora do almoço e, à tarde, já estavam na panela. O resto da receita não tem erro.

Preparo

1Lave muito bem os vôngoles nas conchas em água corrente. Repita para ter certeza de que estão limpos.
2Derreta a manteiga com uma colher de azeite em uma panela grande tipo caçarola. Ponha o alho picado e deixe refogar por um minuto (cuidado para não dourar). Acrescente o vinho. Deixe aquecer.
3Despeje os vôngoles limpos na panela. Deixe cozinhar por dois ou três minutos, junte a água, tempere com um pouco de sal e deixe cozinhar em fogo baixo por uns dez minutos até as conchas abrirem. Desligue o fogo e descarte as conchas que estiverem fechadas.
4Cozinhe o espaguete em 4 litros de água com 2 colheres (sopa) de sal seguindo o tempo indicado no pacote ou até que esteja macio mas firme. Escorra.
5Volte ao fogo a panela com os vôngoles, deixe aquecer. Acrescente a pimenta e metade da salsinha. Misture a massa cozida. Mexa bem, teste os temperos e sirva quente.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?