Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Espaguete com limão caramelizado

Delicioso, muito perfumado, fácil de fazer e leva poucos ingredientes

por Patricia Ferraz

 Espaguete com limão caramelizado 

 Espaguete com limão caramelizado  Foto: Patrícia Ferraz/Cerâmica Susana Custódio Ateliê

Perfeito para uma noite de calor, esse espaguete tem bons motivos para entrar na sua lista de favoritos. É delicioso, muito perfumado, fácil de fazer e leva poucos ingredientes. A receita, do livro Dinner, a Changing Game, da americana Melissa Clark (sem edição em português), começa a construir o sabor da massa já na água do cozimento, aromatizada com limão...

É um prato bastante cítrico, mas de acidez equilibrada. Entretanto, se quiser amenizar, sugiro espalhar um pouco de ricota fresca sobre a massa antes de levar à mesa, ou faça uma farofa de pão para acompanhar (toste migalhas de pão ou farinha panko em uma frigideira com um pouco de azeite). O molho leva suco de limão, água do cozimento da massa, salsinha e partes iguais de azeite e manteiga, mas se preferir, use só azeite.

Preparo

1Ponha 4 litros de água com 2 colheres (sopa) de sal para ferver em uma panela grande.
2Raspe a casca de dois limões, com cuidado para não pegar a parte branca. Reserve
3Esprema o suco de um limão, coe e reserve
4Corte os dois limões restantes em quatro partes no sentido do comprimento. Tire as sementes e corte cada gomo em fatias finas, como triângulos. 
5Ponha as fatias de limão na panela com a água fervente, deixe dois minutos, tire com uma escumadeira e ponha em um pano limpo. Prove. Se estiver muito ácido, cozinhe por mais dois minutos. Escorra, seque e reserve
6Ponha a massa na água em que o limão foi cozido, assim que voltar a ferver. 
7Aqueça 1 colher (sopa) de azeite em uma frigideira grande, acrescente as fatias de limão, o sal e o açúcar e cozinhe até o limão começar a dourar (leva uns 5 minutos e, se precisar, ponha uma colher de água para extrair o açúcar do fundo da frigideira). Tire do fogo e reserve.
8

Derreta a manteiga com o azeite na mesma frigideira, sem lavar, acrescente a pimenta, o suco, as raspas de casca de limão e uma concha da água do cozimento da massa. Cozinhe até sentir seu perfume (um ou dois minutos).

 

9

Ponha a massa na frigideira com o molho, misture, tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora, junte os limões caramelizados e a salsinha. Misture delicadamente. Espalhe o queijo ralado por cima e sirva. 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?