Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Espaguete com molho cremoso de vegetais

Receita simples de fazer e deliciosa

por Patricia Ferraz

Espaguete com molho cremoso de vegetais

Espaguete com molho cremoso de vegetais Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Bem levinho, esse espaguete é fácil de fazer e muito gostoso. A base é um creme com alguns vegetais cortados em fatias finas. O truque, que faz toda diferença no sabor pois dá gosto e suavidade, é cozinhar o leite com o alho e temperos – e depois descartá-los.

Preparo

1Cozinhe a massa em uma panela com 4 litros de água fervente e duas colheres (sopa) de sal.
2Derreta metade da manteiga numa panela com laterais altas, refogue os dentes de alho inteiros por dois minutos e despeje o leite. Acrescente os grãos de pimenta, os cravos e a folha de louro. Cozinhe em fogo baixo até ferver. Tire do fogo e coe. Reserve o leite temperado.
3Derreta a manteiga restante com o azeite em uma frigideira grande (que comporte a massa) e refogue a cebola por dois ou três minutos, acrescente o alho-poró e a cenoura e refogue por alguns minutos, até amolecer os vegetais. Tempere com sal e pimenta.
4Despeje o leite temperado na frigideira com os vegetais, acrescente o creme de leite, misture bem e deixe cozinhar por alguns minutos para reduzir o molho. Tempere com sal e pimenta, prove e, se necessário, ajuste o tempero.
5Escorra a massa e ponha na frigideira com os vegetais (se preferir, ponha a massa direto na travessa de servir e misture o molho quente).
6

Finalize com as lascas de queijo e sirva bem quente.

 

 

Ficou com água na boca?