Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Espaguete com pesto de salsinha e anchova

Também chamado de salsa verde, esse molho é um clássico italiano fácil e rápido de preparar; veja como fazer em casa

por Patrícia Ferraz

Chamado de salsa verde, pesto prezzemolo ou salsa prezzemolo, esse molho é um clássico italiano. Fica perfeito com espaguete, vai bem com rosbife ou carnes assadas e arremata divinamente uma salada de mussarela de búfala e tomate, entre muitas outras combinações.

É fácil e rápido de preparar. Os ingredientes são fixos: azeite, salsinha fresca, anchovas em conserva, gotas de limão-siciliano e sal. Mas as proporções variam conforme o cozinheiro. O alho cru dá graça ao molho e tem de se fazer notar, mas gosto de usar apenas um dente, para que o pesto mantenha a delicadeza. Fique à vontade para até triplicar a quantidade (mais que isso não…). Ele pode ser feito com antecedência – dura uma semana na geladeira em pote bem vedado, talvez precise ser restaurado com um pouco mais de azeite.

Espaguete com pesto de salsinha e anchovas.

Espaguete com pesto de salsinha e anchovas. Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Preparo

1Ponha a massa para cozinhar em uma panela com 4 litros de água fervendo e 2 colheres (sopa) de sal.
2Lave, seque bem a salsinha e ponha num processador ou liquidificador. Junte as anchovas, o alho picado e o azeite.
3Bata até formar uma pasta. Adicione o suco de limão e bata mais um pouco. Prove e ajuste o sal (como a anchova é salgada, vá colocando o sal aos poucos e provando a cada vez).
4Escorra a massa quando estiver cozida, mas firme, no ponto que os italianos chamam de al dente. Você pode servir a massa com o molho à parte ou misturar o pesto à massa. Costumo servir à parte para cada pessoa colocar a quantidade desejada de molho.
5Acompanhe com queijo parmesão ralado na hora e, se quiser, farofa de farinha de pão japonesa do tipo panko (aqueça 2 colheres de azeite numa frigideira, acrescente 1 xícara de farinha panko, mexa por dois ou três minutos, até ficar bem crocante, tire do fogo, tempere com um pouquinho de sal) e sirva em pote à parte.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?