Paladar

Receitas

Receitas

Espetinho e cuscuz, a dupla infalível

Você pode usar a carne que preferir, desde que não seja muito dura, ou até legumes e queijo de coalho; para o cuscuz, use um caldo base bem aromático

por Patrícia Ferraz

A dupla espetinho-cuscuz permite muitas combinações. Nesta receita o truque é a marinada feita com mostarda, azeite e vinagre balsâmico. Você pode usar a carne que preferir - filé-mignon, baby-beef, alcatra - desde que não seja muito dura. Mas também pode fazer o espetinho com filé-mignon suíno ou carne de cordeiro, frango... Ou ainda com vegetais, cebola, abobrinha, berinjela, tomate vão bem na chapa e podem ser intercalados com cubinhos de queijo de coalho. O cuscuz marroquino também permite inúmeras combinações. Tudo o que você precisa é um caldo base, bem aromático e saboroso, um limão e um pouco de azeite. Desta vez, usei caldo de carne (caseiro!) e, para acrescentar sabor, coloquei um pouco de garam masala e vinagre de vinho branco. Para completar, despejei manteiga de alho e ervas. Deu muito certo. E com uma vantagem adicional: almoço ou jantar prontos em 15 minutos.

Espetinho de carne com cuscuz marroquino.

Espetinho de carne com cuscuz marroquino. Foto: Patrícia Ferraz/Estadão/Cerâmica Murique Poesia

Preparo

1Monte os espetinhos, intercalando a carne e o bacon.
2Misture numa vasilha o azeite, a mostarda, o vinagre balsâmico, tempere com sal e pimenta e ponha os espetinhos na marinada por uns dez minutos mais ou menos  (não deixe muito para não mudar a textura da carne).
3Aqueça uma chapa de ferro ou frigideira, pincele azeite, grelhe os espetinhos, pincelando a marinada, até dourar.
4Ponha o cuscuz em uma cumbuca. Aqueça o caldo e despeje sobre o cuscuz. Tampe com um filme-plástico e deixe dez minutos, para que os grãos absorvam o caldo.
5Misture em uma vasilha a manteiga em temperatura ambiente com as ervas picadas. Ponha numa frigideira para derreter, acrescente o alho picado, deixe uns 30 segundos (tire antes de o alho tomar cor). Despeje sobre o cuscuz, mexa com um garfo e sirva com os espetinhos.

 

Ficou com água na boca?