Paladar

Receitas

Receita

Felipe Rau|Estadão
Felipe Rau|Estadão

Faça maionese de vários sabores em casa

Ervas, azeitona, alcaparra, pimenta, alho... Diversos ingredientes vão bem com a versátil maionese, que pode acompanhar sanduíches, saladas e carnes

23 janeiro 2018 | 17:01 por Carla Peralva

Quem já provou sabe: maionese caseira é muito melhor do que a comprada no mercado. O sabor é mais intenso, mais complexo, e você ainda pode controlar a textura (além de saber exatamente quais ingredientes está consumindo). A mágica emulsão entre gema, suco de limão e óleo pode assustar os marinheiros de primeira viagem, mas insista. Seguindo as proporções corretas, usando bons ingredientes e obedecendo a técnica, tudo vai dar certo e você nunca mais olhará para trás.  

Maionese feita, hora de abrir o grande leque de possibilidades e combinar direntes sabores. Confira abaixo sugestões que vão bem em sanduíches, hambúrgueres, saladas, aperitivos e até como molho para carnes, frutos do mar e vegetais. 

 

1. Maionese caseira

Antes de tudo, vamos relembrar como se faz maionese caseira: misture bem 1 gema com 1 colher (sopa) de suco de limão (ou vinagre de vinho branco) e 1 pitada de sal. Quando estiver bem homogêneo, adicione 250 ml de óleo neutro aos poucos - primeiro, quase em gotas, depois, em fio -, batendo sem parar. Continue despejando o óleo em fio e batendo para emulsionar até chegar na textura perfeita. Para aprender todos os truques de como não errar e saber o que fazer caso a coisa desande, clique aqui ou confira a galeria no final do texto. 

 

  Foto: Felipe Rau|Estadão

 

2. Maionese apimentada 

Agora, vamos aos sabores! Para começar, um truque tão simples que nem dá para chamar de receita: misturar molho de pimenta a gosto na maionese já pronta. Vá provando até chegar à ardência desejada. A única dica é não usar conservas à base de azeite ou óleo, prefira os molhos com textura de geleia ou emulsão (como Tabasco). 

 

  Foto: Felipe Rau|Estadão

 

3. Maionese de azeitonas pretas

Azeitonas pretas batidas no processador (ou apenas bem pressionadas com o garfo, para quem busca mais textura) e um pouco de suco de limão dão a graça a essa maionese que vai tirar sanduíches e saladas da mesmice.  

 

  Foto: Felipe Rau|Estadão

 

4. Maionese verde 

A clássica maionese com ervas pode ser feita de diversas formas. Aqui, usamos salsinha, orégano e cominho, além de alho e vinagre. Torna a dupla hambúrguer e batata frita ainda mais especial. Veja como fazer.

 

  Foto: Felipe Rau|Estadão

 

Receitas que você deveria fazer em casa, e não comprar

 

5. Maionese de tomate seco

Pique tomate seco, azeitonas verdes e salsinha muito bem na ponta da faca. Misture tudo com uma boa maionese e pronto, eis um molho facílimo de fazer e incrível para acompanhar carnes. Confira as quantidades aqui.

 

  Foto: Felipe Rau|Estadão

 

6. Maionese de alcaparras 

A mesma ideia da receita anterior, mas com ingredientes pensados para combinar perfeitamente com um bom filé de peixe. Alcaparras e cebola roxa picadinhas e suco de meio de limão entram na receita. Confira aqui.

 

  Foto: Felipe Rau|Estadão

 

7. Maionese de pimenta biquinho

Para essa receita, use um liquidificador, processador ou mixer manual. A pimenta biquinho em conserva (sem sementes) entra no fim do preparo da maionese, para ser batida junto. Fica incrível no hambúrguer. Veja como fazer.

Hambúrguer de costela e maionese de pimenta biquinho.

Hambúrguer de costela e maionese de pimenta biquinho. Foto: Tadeu Brunelli/Estadão

 

8. Aioli 

Aioli é um molho da culinária provençal feito de gemas, alho e azeite. É uma maionese com gosto pronunciado do alho, que vai muito bem com frutos do mar, peixes e vegetais. Veja como fazer na receita do chef Chico Ferreira, do Le Jazz. 

Aioli.

Aioli. Foto: Márcio Fernandes/Estadão