Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Faça o seu próprio 'atum em lata'

Receita, feita a partir do peixe fresco, é de um cozinheiro italiano chamado Bruno Federico, dono do La Caprese, nos arredores de Bergamo

por Patrícia Ferraz

Atum "em lata" alla italiana.

Atum "em lata" alla italiana. Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Aprendi essa receita muitos anos atrás com um cozinheiro italiano chamado Bruno Federico, dono do restaurante La Caprese, nos arredores de Bergamo. Amigo do Gero Fasano, ele veio à cidade para fazer um jantar em uma das casas do grupo. Fiquei fascinada, observando-o colocar as partes menos nobres de um atum “pescado na Ceagesp” numa caçarola com água, um pouco de vinho branco, sal e pimenta, salsinha, cebola, alho, tomatinhos e rodelas de limão. Deixou cozinhar por alguns minutos, desligou o fogo e manteve o peixe no líquido do cozimento por um bom tempo. Depois, escorreu, regou com azeite, cortou em pedaços e usou para condimentar um delicioso spaghetti al tonno.

Gosto de servir esse atum também como entrada e até como prato principal de um almoço leve. Se preferir combinar com espaguete, siga a receita, mas em vez de servir como prato, misture o atum e os complementos à massa cozida – e regue com bastante azeite.

Preparo

1Ponha o atum em uma caçarola, despeje o vinho e cubra com água até 3 dedos acima do atum. Regue com azeite, tempere com sal e os grãos de pimenta.
2Acrescente os dentes de alho inteiros sem casca, as cebolas cortadas ao meio e descascadas (se forem muito pequenas, deixe inteiras), os tomates inteiros, 2 ramos de salsinha.
3Cozinhe por aproximadamente 10 minutos. Tire do fogo e deixe esfriar no líquido do cozimento.
4Escorra, mas não descarte os sólidos, apenas a salsinha cozida.
5Corte o atum em pedaços grandes e transfira para o prato de servir com as cebolas, os tomates e o limão escorridos. Acrescente a salsinha fresca restante, ajuste o sal se necessário, regue com azeite. Sirva em temperatura ambiente.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?