Paladar

Receitas

Receitas

Everton Oliveira|Estadão
Everton Oliveira|Estadão

Como fazer tapioca a partir da mandioca

Aprenda a fazer o beiju de tapioca em casa do zero, batendo a mandioca crua

por Redação Paladar

Todo mundo só quer saber de tapioca. Mas você sabe de onde ela vem? Aquela massa branca comprada no mercado que já vem pronta para ir para a frigideira nada mais é do que polvilho de mandioca reidratado. Polvilho é amido de mandioca e pode ser obtido a partir da raiz crua em casa mesmo.

No vídeo a seguir, nossa colunista Neide Rigo ensina como fazer beiju de tapioca a partir da mandioca. Pode soar trabalhoso, mas os passos são muito simples: bater a raiz com água no liquidificador, coar para separar fibras do amido, deixar o amido decantar, usá-lo para fazer beiju de tapioca.  

Preparo

1Bata a mandioca em pedaços com água no liquidificador. (Use a quantidade de água que for necessária para triturar a raiz)
2Coe em peneira bem fina - pode ser um coador de tecido, uma peneira bem justa, uma fralda, um pano de prato ou outro tecido tramado, ou até um saquinho de lavar roupas. Reserve a parte líquida.
3Deixe o líquido descansar por aproximadamente 2 horas, ou o tempo necessário para que o amido decante e se separe da água. 
4Descarte a água. Coloque um pano de prato limpo pressionando sobre o torrão e deixe descansando por mais 1 hora para absorver a umidade. 
5Desfaça os torrões de polvilho com uma colher e passe-os por uma peneira.  
6Molde os beijus de tapioca na fridigeira e leve ao fogo até desgrudar do fundo. Recheie como preferir. 

 

A partir do polvilho 

Se você não quiser fazer todo o processo desde a mandioca, dá para comprar polvilho doce e reidratá-lo em casa. Rende mais do que comprar a massa já pronta no mercado (e você ainda tem certeza do que está comendo). Aprenda o processo aqui e ainda veja outras possibilidades, como beijus coloridos e com flores

LEIA MAIS:

Infográfico Estadão: Os descendentes da mandioca

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?