Paladar

Receitas

Receitas

Codo Meletti|Estadão
Codo Meletti|Estadão

Farofa fria de Natal

Receita enviada pela leitora Ilka Passos e preparada pelo chef Erick Jacquin

por Redação Paladar

Não existe Natal sem farofa, doce ou salgada. Ou pelo menos, não deveria existir. A que escolhemos para compor a nossa ceia é feita com biscoito cream cracker, receita da leitora Ilka Passos, de Curitiba. Leva ainda uvas passas fritinhas e cebola. Aproveitamos que o chef Erick Jacquin já estava às voltas com o peru e pedimos para ele fazer também a farofa da Ilka. Ele fez a farofa e deu a dica de molhá-la com o caldo de cocção do peru, para dar mais sabor. A receita nada tradicional de Ilka nasceu de um improviso, sem farinha em casa, ela bateu os biscoitos que tinha no armário. Deu certo e virou tradição no Natal da família há mais de 30 anos.

Preparo

1Quebre os biscoitos em pedaços e triture no liquidificador até virar uma farinha (chef sugere apenas quebrar com as mãos). 
2Coloque a manteiga e o azeite numa frigideira e leve ao fogo. Adicione a cebola e vá mexendo até dourar. Assim que começar a fritar acrescente as uvas-passas. 
3Baixe o fogo e continue a mexer com a colher de modo a fritar a mistura por igual até que as uvas-passas fiquem crocantes. Adicione a farinha, desligue o fogo e misture tudo muito bem. 
4Adicione duas colheres de água se quiser a farofa úmida. Sirva quente ou fria (chef sugere molhar a farofa com molho do peru). 

 

Leitora Ilka Passos, de Curitiba

Leitora Ilka Passos, de Curitiba Foto: Acervo Pessoal

Ficou com água na boca?