Paladar

Receitas

Receitas

Neide Rigo|Estadão
Neide Rigo|Estadão

Fermento natural, o levain, do zero

Aprenda o fermento natural para pães, com água e farinha; ele demora oito dias para ficar pronto - depois disso, te ensinaremos a fazer o pão

por Redação Paladar

Muita gente não se arrisca a fazer pão de fermentação natural por medo de lidar com o fermento – há muitos mitos em torno dos cuidados com o levain. O fato é que fazer o fermento a partir do zero – e fazer pão – é mais simples e menos trabalhoso do que parece, como ensina Neide Rigo, colunista do Paladar e padeira de primeira.

Você vai precisar de oito dias até ter um levain pronto para usar e, então, começar a (tentar) fazer seu próprio pão natural. O Paladar vai fazer com você esse processo: nós próximos oito dias, vamos postar no Instagram (@paladar) o passo a passo do levain. A receita do pão para, enfim, usá-lo virá no próximo sábado, quando teremos juntos o nosso fermento pronto. Apesar do processo ser longo, pede pouquíssimo trabalho – coisa de 15 minutos de atenção por dia.

Preparo

1No primeiro dia, misture um pouco de farinha e água para fazer uma bolinha do tamanho de uma bolinha de gude. Em seguida, coloque a bolinha num pote de vidro com água limpa. Depois, tampe o pote, guarde-o fora da geladeira. Deixe a bolinha na água até o dia seguinte
2Durante os próximos cinco dias, repita o seguinte ritual: ponha um pouco de farinha num prato, pesque a bolinha da água e role na farinha. Modele. Troque a água do copo, ponha a bolinha, tampe o pote e deixe até o dia seguinte. Se ela se desfizer um pouco, recolha as partes, junte, reforce a farinha: não jogue fora.
3Hora de transformar a bolinha em massa. Ponha numa vasilha de vidro 80 ml de água (parte da água do pote e parte de água limpa), 100g de farinha de trigo branca sem fermento e a bolinha. Misture. Tampe e deixe até o dia seguinte, fora da geladeira.
4Reforme novamente o fermento, com as mesmas quantidades. Ponha o fermento numa vasilha, misture 80 ml de água limpa e 100g de farinha. Mexa com uma colher, tampe e espere até o dia seguinte, quando o levain estará pronto para ser usado.
 

 

*Matéria originalmente publicada em 26 de abril de 2017. Atualizada pela última vez em abril de 2020.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?