Paladar

Receitas

Receitas

Codo Meletti/Estadão
Codo Meletti/Estadão

Filé de linguado com crosta de coco e ervas ao molho de cambuci

Na receita do chef Paulo Neves, da Ghee Banqueteria, o peixe é acompanhado de musseline de mandioquinha com maracujá

por Redação Paladar

Essa receita do chef Paulo Neves, da Ghee Banqueteria, vai acompanhada de uma musseline (um purê bem macio, com textura de musse) de mandioquinha com maracujá. O molho é feito com caldo de peixe e cambuci, um fruto típico da Mata Atlântica. A crosta de coco desidratado, alecrim, tomilho e farofa de pão dá sabor e textura ao peixe

Preparo

1Tempere o filé de linguado com sal e pimenta-do-reino moída a gosto, em uma frigideira grelhe o peixe dos dois lados e reserve.
2Misture a farofa de pão de forma com a manteiga, o alecrim, o tomilho, o coco desidratado e uma pitada de sal. Faça uma pasta e coloque por cima do linguado grelhado e leve ao forno pré-aquecido a 160°C por 7 minutos.
3Em uma panela coloque o caldo de peixe para ferver junto com o cambuci (fruta típica da Mata Atlântica). Em seguida, acrescente o açúcar mascavo e deixe ferver por 5 minutos. Depois, bata no liquidificador até ficar bem fino. 
4Em uma panela com água fervente, cozinhe a mandioquinha até ficar bem mole. Acrescente a polpa de maracujá, retire do fogo, escorra a água e bata no liquidificador. Retorne o creme de mandioquinha no fogo e misture o creme de leite e deixe reduzir um pouco. Tempere com o sal e bata com um batedor de arame para oxigenar.

Ficou com água na boca?