Paladar

Receitas

Receitas

Codo Meletti|Estadão
Codo Meletti|Estadão

Filé de peixe com cebolas e tomates assados

O cozimento do peixe é rápido: 20 minutos no forno. Os vegetais precisam de mais tempo, mas são igualmente fáceis de preparar

por Redação Paladar

Nessa receita do chef Carlos Siffert, escolha entre robalo, pescada amarela, ou namorado limpo, sem pele ou escamas. O preparo é rápido: o peixe vai ao forno por vinte minutos aproximadamente. O que é preciso se programar é para fazer os acompanhamentos - os vegetais precisam ir para o forno por cerca de uma hora.

Preparo

1Disponha os tomates sem pele e sementes em uma assadeira, tempere com sal, um fio de azeite, açúcar e um pouquinho de orégano. Asse em forno baixo, por volta de 1 hora, até que murchem um pouco.
2Fatie fino o gengibre sem casca e leve ao fogo com 2 colheres de açúcar e ½ xícara de água. Deixe ferver por 5 minutos. Desligue e reserve.
3Coloque as cebolas em assadeira, tempere com um pouco de sal e regue com o azeite. Asse em forno médio, por 1 hora, até ficarem macias e começar a corar. (Podem ser feitas da mesma forma que o tomate.)
4Para finalizar o prato, leve uma panela bonita, que possa ir à mesa (de ferro esmaltado, de barro) ao fogo e deixe aquecer. Coloque metade da cebola no fundo da panela com o gengibre, um pouco do tomate assado, pitadinhas de sal e pimenta-do-reino.
5Arrume o peixe cortado em pedaços sobre a camada de tomate e cebola, e cubra com o restante. Por último, regue com o azeite e coloque a salsinha.
6Leve ao forno até o peixe ficar macio. São aproximadamente 20 minutos. Não deixar assar demais. 

Ficou com água na boca?