Paladar

Receitas

Receitas

Tiago Queiroz|Estadão
Tiago Queiroz|Estadão

Focaccia com azeitonas e tomates

Receita de focaccia do padeiro do Eataly, Marco di Roma

por Redação Paladar

Preparo

1Misture água, azeite, sal e açúcar. Adicione metade da farinha até obter uma pasta espessa, mas ainda líquida.
2Adicione o fermento e misture bem. Sove a massa acrescentando a farinha restante até que a mistura fique homogênea, mas ela não pode ser dura.
3Deixe a massa descansar 15 minutos em uma placa de madeira (ou panela) coberta com toalha úmida ou filme plástico.
4Dobre a massa para ela ficar lisa e volte ao descanso por 20 minutos (dobre de novo a massa depois disso, se necessário).
5Modele a massa conforme a assadeira em que ela irá para o forno (deve ser mais comprida se a forma for retangular). Em uma forma de 30 cm x 40 cm cabem cerca de 600g de massa.
6Unte a forma com azeite, coloque a massa e a unte para que não forme crosta. Abra um pouco a massa e deixe-a repousar por 30 minutos.
7Abra de novo gentilmente a massa até que cubra toda a assadeira, polvilhe com sal (evita crosta) e deixe crescer por mais 30 minutos longe do vento.
8Faça leves marcações com a ponta dos dedos e despeje um pouco de água morna e azeite por cima. Deixe descansar por mais 60-75 minutos. 
9Espalhe o molho de tomate por cima da focaccia e asse por 15 minutos a 250°C. O importante é não cozinhar a focaccia completamente, pois ela ainda voltará ao forno com o restante dos ingredientes da cobertura.
10Retire a focaccia do forno. Rale a mussarela por cima da massa e adicione uma camada de rodelas de tomates frescos que recubra inteiramente a forma. Coloque azeitonas a gosto. Asse por mais 5 minutos, até derreter o queijo e secar levemente o tomate. Sirva quente com um fio de azeite por cima. 

Ficou com água na boca?