Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Fraldinha com crosta de café e especiarias

Popular nos Estados Unidos, esta receita é fácil, rápida e surpreendente

por Patrícia Ferraz

Carne com crosta de café é coisa de caipira americano -- a receita teria nascido da imaginação de um redneck de Charleston, que abriu um restaurante em Nova York, esfregou café moído na carne e criou um clássico. Não há provas da origem dessa marinada com café, mas o fato é que rub de café (que é como os americanos chamam esse tipo de tempero seco), é muito popular nos Estados Unidos.

Esta receita, do chef americano Sam Talbot, leva especiarias, um pouco de mel e água de flor de laranjeira, além do café em moagem de expresso. É fácil, rápida e surpreendente.

O chef usa filé mignon, fiz com fraldinha, mas tenho certeza que dá certo também com outras carnes, como shoulder e maminha. O preparo começa na boca do fogão, mas termina no forno, portanto você vai precisar de uma frigideira ou grelha com cabo de inox ou outro material que possa ir ao forno. 

Fraldinha com crosta de café e especiarias 

Fraldinha com crosta de café e especiarias  Foto: Patrícia Ferraz; Cerâmica Muriqui Poesia

Preparo

1

Misture numa vasilha pequena o azeite, o mel , a água de flor de laranjeira, o café moído, cardamomo, cominho, sal e pimenta.

2

Esfregue essa mistura em toda a superfície da carne dos dois lados e deixe marinar por no mínimo meia hora ou até uma noite (claro, o sabor vai ser mais intenso quanto maior o tempo). Lembre-se de tirar da geladeira com antecedência para que esteja em temperatura ambiente na hora de prepará-la. 

3

Aqueça o óleo de canola em uma frigideira grande - que possa ir ao forno. Quando estiver bem quente, a ponto de sair fumaça, ponha a carne e deixe grelhar, sem mexer, por três minutos aproximadamente até começar a formar uma crosta.

4

Aqueça o forno a 200°C.  

5

Vire a carne na frigideira e transfira a frigideira com a carne para o forno preaquecido. Deixe assar por três ou quatro minutos, dependendo do ponto desejado. O ideal é que a carne fique com uma crosta por fora, mas com o interior macio e rosado. 

6

Tire do forno e ponha a carne numa tábua. Deixe descansar por três ou quatro minutos. Corte algumas fatias e salpique flor de sal.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?