Paladar

Receitas

Receitas

Fraldinha com salada e molho de tahine

A carne mal passada é servida com folhas e hortaliças crocantes, regadas com tahine (molho de gergelim), azeite e suco de limão

por Melissa Clark

The New York Times

A receita para fazer uma fraldinha suculenta por dentro e crocante por fora é uma adapção da preparação de Kate Kavanaugh, proprietária do Western Daughters Butcher Shoppe, em Denver (EUA), uma ex-vegetariana que se tornou açougueira esperando revolucionar o atual sistema alimentar no país.

A carne é servida com uma salada de folhas e hortaliças crocantes, regada com molho de tahine (creme de gergelim) e limão.

Fraldinha com salada crocante coberta com morangos e molho de tahine com limão

Fraldinha com salada crocante coberta com morangos e molho de tahine com limão Foto: Linda Xiao/The New York Times

Preparo

1Tire a carne da geladeira uma hora antes do cozimento, para que ele fique em temperatura ambiente. Tempere com sal grosso cinco minutos antes de ir para a panela. 
2Aqueça a frigideira em fogo médio até que fique quente. Adicione o ghee e deixe derreter.
3Coloque a fraldinha e frite, virando a cada dois minutos até ficar no seu ponto de preferência: 8 minutos no total para mal passado e 10 minutos para ao ponto. 
4Coloque a carne em uma tábua de corte e deixe descansar por cinco minutos.
5Enquanto isso, prepare a salada: numa tigela pequena, misture o tahine, as raspas e o suco de limão, o azeite, a água fria e o sal até o molho ficar homogêneo. Prove e, se necessário, coloque mais sal.
6Numa tigela grande, coloque os morangos, a cenoura, o pepino, o nabo e os rabanetes. Adicione o molho, o suficiente para cobrir todos os ingredientes. Corrija o tempero. 
7Fatie a fraldinha (no sentindo contra a fibra) e sirva com a salada. 

Dica: essa é uma boa receita para marmita, já que a fraldinha também vai bem em temperatura ambiente. Basta levar o molho separado e só misturar na hora. 

Ficou com água na boca?