Paladar

Receitas

Receitas

Alex Silva|Estadão
Alex Silva|Estadão

Frango assado com batatas crocantes e vinagrete

Receita que o chef Benny Novak, do Ici Bistrô, faz para seus filhos quando está em casa

por Redação Paladar

Os quatro filhos de Benny Novak – Sofia, 16, Fernando, 14, e os gêmeos André e Gabriel, 10 – são fãs da comida bem caseira que o pai prepara quando está fora do trabalho. Se nos restaurantes tocados pelo chef, como o Ici Bistrô e o Tappo Trattoria, as estrelas do menu são receitas clássicas da França e da Itália, em casa o que o quarteto gosta mesmo são dos preparos mais simples, como um clássico e douradinho frango assado com batatas crocantes e vinagrete. 

Preparo

Frango

1Misture todos os ingredientes da salmoura (exceto o frango, a batata e a cebola) e aqueça até levantar fervura. Desligue o fogo e deixe esfriar totalmente na geladeira. Depois de frio, repouse o frango na salmoura e deixe na geladeira de 8 a 12h. 
2Retire o frango, passe em água corrente e seque bem, volte-o para a geladeira e deixe-o descoberto por pelo menos 3h (quanto mais tempo, melhor, isso ajuda a tirar a umidade para deixar a pele mais crocante). 
3Preaqueça o forno a 240°C. 
4Passe manteiga no frango todo e tempere a parte externa com sal. 
5Distribua as batata e a cebolas pela assadeira e cave um espacinho para colocar o frango. Leve ao forno para  assar por 20-25 mins, em seguida abaixe a temperatura para 200° C e asse por mais 35-40 minutos. Retire o frango do forno e faça um corte na junta da coxa e entrecoxa. O líquido que escorrer tem que estar claro e não avermelhado. Caso contrário, asse por mais uns 5-10 minutos. 
6Transfira o frango outra travessa, cubra com papel alumínio e deixe descansar por 15 minutos antes de cortar. 

Batatas crocantes

1Cozinhe as batatas em água com sal até elas estarem bem cozidas, já estourando. Retire da água, espere esfriar até que você consiga manuseá-las. Quebre em pedaços médios, com as mãos. 
2Aqueça uma frigideira grande, coloque pelo menos um dedo de óleo e deixe esquentar bem. Frite as batatas até dourarem de um lado, vire e frite do outro. Retire e seque com papel toalha, tempere com sal. 

Vinagrete

1Lave os tomates, corte-os ao meio, retire as sementes e corte em cubos pequenos, faça o mesmo com a cebola. Pique bem a salsinha e misture todos os ingredientes. 
2Sirva com o frango e as batatas

 

Ficou com água na boca?