Paladar

Receitas

Receitas

Guilherme Gomes|Estadão
Guilherme Gomes|Estadão

Frango assado com limão-siciliano e ervas

É possível fazer um belo frango assado, suculento por dentro e dourado por fora, no forno de casa

por Redação Paladar

Comida de fim de semana, prato para compartilhar, o bom e velho frango assado é tão fácil de fazer quanto de errar - frango com a asa queimada e o peito cru é outra maneira frequente de arruinar o almoço de família. Mas, calma, não precisa sair correndo para a padaria mais próxima. Assar um frango macio e saboroso por dentro, crocante e perfumado por fora no forno convencional, de casa, é possível. Basta seguir algumas regras e evitar alguns erros comuns. 

A receita abaixo está bem detalhada para você aprender a técnica. Antes de começar, já anote duas dicas:

Para saber se o frango está assado, faça um furo profundo na coxa ou na lateral do peito com uma faca ou espeto. O líquido que subir deve estar clarinho, translúcido, e não rosado de sangue, sinal de que ainda não cozinhou o suficiente.

● Se quiser um sabor bem acentuado, dobre os temperos. E, depois de dominados os truques, expiremente com diferentes combinações de ingredientes e especiarias. 

Preparo

1Preaqueça o forno em temperatura alta (200°C). Reduza a 175°C/180°C ao colocar o frango.
2Tempere o frango com sal e apenas a cavidade com pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Esprema o limão e reserve.
3Pique bem as ervas e faça uma pasta com a manteiga, o azeite, o alho, as raspas de limão, um pouco do suco, a pimenta dedo-de-moça e o sal.
4Esfregue essa pasta muito bem no exterior e interior do frango inclusive por debaixo da pele, levantando-a delicadamente.
5Levante as asas e posicione-as para trás. Feche as coxas e amarre as extremidades com um barbante.
6Ponha o frango em uma assadeira sobre uma grelha ou talos de legumes e regue com o restante do suco de limão.
7Leve ao forno para assar até dourar, em média 1 hora, pingando caldo de frango ou água na assadeira para formar o molho e não ressecar. Quando o frango começar dourar, regue também sobre o peito e sempre que achar necessário.
8Faça o teste para verificar se está cozido (faça um furo profundo na coxa ou na lateral do peito; o líquido que subir deve estar clarinho, e não rosado) e então cubra com papel-alumínio e asse por mais 15 a 20 minutos (conforme o forno). 
9Desligue, vire o frango com o peito para baixo, cubra novamente com o alumínio e volte ao forno com a porta entreaberta, por 10 minutos, para que a carne descanse e permaneça suculenta.
10Sirva inteiro ou em pedaços com batatas assadas, farofa, legumes ou um molho feito com os sucos que ficaram na assadeira (leia abaixo).

 

 

Molho para o frango assado

Não desperdice os sucos que sobram na assadeira depois de assar um frango. Eles rendem bom molho, que além de acompanhar o prato, pode salvar o frango que passou um pouco do ponto e ressecou: basta desfiar a carne e regar com o caldo.

1Ponha em uma frigideira a manteiga e a cebola picada e refogue até murchar. Junte o vinho branco e deixe evaporar. Adicione a farinha de trigo e o caldo coado da assadeira (para tirar o excesso de gordura). Mexa bem e acerte a acidez e o tempero com água, se necessário. Deixe encorpar e sirva quente num recipiente à parte.

O caldo que fica na assadeira dará origem ao molho

O caldo que fica na assadeira dará origem ao molho Foto: Guilherme Gomes|Estadão

Ficou com água na boca?