Paladar

Receitas

Receitas

Frango assado com limão-siciliano, pimenta e ervas

Confira a receita de Carlos Siffert e dicas para sempre acertar o ponto e o sabor da carne

por Redação Paladar

Frango assado feito pelo chef Carlos Siffert

Frango assado feito pelo chef Carlos Siffert Foto: Guilherme Gomes|Estadão

Preparo

1Preaqueça o forno em temperatura alta (200°C). Reduza a 175°C-180°C ao colocar o frango.
2Tempere o frango com sal e apenas a cavidade com pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Esprema o limão e reserve.
3Pique bem as ervas e faça uma pasta com a manteiga, o azeite, o alho, as raspas de limão, um pouco do suco, a pimenta dedo-de-moça e o sal.
4Esfregue essa pasta muito bem no exterior e interior do frango inclusive por debaixo da pele, levantando-a delicadamente.
5Levante as asas e posicione-as para trás. Feche as coxas e amarre as extremidades com um barbante.
6Ponha o frango em uma assadeira sobre uma grelha ou talos de legumes e regue com o restante do suco de limão.
7Leve ao forno para assar até dourar, em média 1 hora, pingando caldo de frango ou água na assadeira para formar o molho e não ressecar. Quando o frango começar dourar, regue também sobre o peito e sempre que achar necessário.
8Faça o teste para verificar se está cozido e então cubra com papel-alumínio e asse por mais 15 a 20 minutos (conforme o forno).

No ponto: Para saber se o frango está assado, faça um furo profundo na coxa ou na lateral do peito com uma faca ou espeto. O líquido que subir deve estar clarinho, translúcido, e não rosado de sangue, sinal de que ainda não cozinhou o suficiente.

9Desligue, vire o frango com o peito para baixo, cubra novamente com o alumínio e volte ao forno com a porta entreaberta, por 10 minutos, para que a carne descanse e permaneça suculenta.
10Sirva inteiro ou em pedaços com batatas assadas, farofa, purê de maçã ou um molho feito com os sucos que ficaram na assadeira (leia abaixo).

Dica do chef Carlos Siffert: Se quiser um sabor bem acentuado, dobre os temperos.

O suco vira molho

Ficou com água na boca?

Não desperdice os sucos que sobram na assadeira depois de assar um frango. Eles rendem bom molho, que além de acompanhar o prato, pode salvar o frango que passou um pouco do ponto e ressecou: basta desfiar a carne e regar com o caldo.

Confira a receita de Cláudia Maria de Moraes Santos, coordenadora do curso de Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão: ponha na frigideira uma colher de manteiga e uma cebola pequena cortada em cubinhos e refogue até murchar; junte meio copo de vinho branco e deixe evaporar; adicione uma colher rasa de farinha de trigo e o caldo coado da assadeira (para tirar o excesso de gordura). Mexa bem e acerte a acidez e o tempero com água, se necessário. Deixe encorpar e sirva quente num recipiente à parte.

O caldo que fica na assadeira dará origem ao molho

O caldo que fica na assadeira dará origem ao molho Foto: Guilherme Gomes|Estadão

Ficou com água na boca?