Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Frango assado na panela

Adaptação de receita francesa é simples, mas exige cuidados

por Patrícia Ferraz

Frango assado na panela

Frango assado na panela Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Depois de experimentar esse frango assado na panela, vai ser difícil você voltar a comprar o frango de tevê de cachorro na padaria… Fica espetacular. Essa é a adaptação de uma receita francesa, muito simples, mas que requer alguns cuidados: escolha um frango de qualidade, de preferência caipira e orgânico; não economize na manteiga; asse o frango em uma panela de ferro (ou outra com tampa, que possa ir ao forno).

Preparo

1 Lave e seque bem as ervas e bata no processador. Deixe metade no processador e misture metade da manteiga. Tempere com sal, pimenta e suco de meio limão. Bata até formar uma pasta. Reserve a manteiga e as ervas restantes para o recheio.
2 Aqueça o azeite em uma frigideira ou panela grande, ponha o frango virado de lado e deixe pegar cor nas coxas e lateral do peito. Vire e doure o outro lado. Transfira o frango para uma tábua de trabalho.
3 Tempere com sal e pimenta.
 
4 Corte um limão em rodelas e forre com elas o interior do frango.
 
5 Com a ajuda de uma faca afiada, descole a pele do frango com cuidado para não romper – você só precisa soltar perto das extremidades. Levante a pele cuidadosamente e vá espalhando a pasta de manteiga entre a carne e a pele.
6 Ponha uma panela de ferro vazia e tampada no forno em temperatura alta e aqueça por 25 minutos. Prepare o recheio enquanto a panela aquece: bata o pão no processador para formar uma farofa.
7 Derreta a manteiga restante em uma frigideira, ponha o alho picado e refogue rapidamente (uns 30 ou 40 segundos). Junte as ervas restantes e o pão moído.
8 Tempere com sal, pimenta e o suco de limão restante. Deixe cozinhar um pouco, mexendo. Prove, ajuste o tempero se necessário. Tire do fogo, espere esfriar e recheie o frango. Amarre as pernas da ave com um barbante.
9 Tire a panela do forno. Destampe e forre o fundo com uma folha de papel para assar. Ponha o frango na panela, tampe e asse por 1h em temperatura alta.
10 Tire a tampa e termine de dourar o frango (aproximadamente 30 min.). Para saber se está pronto, espete um garfo, se sair líquido claro, está assado. Se for avermelhado, ainda está cru. Deixe descansar uns 10 minutos antes de cortar e servir.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Receitas mais vistas

Mais em receitas

Ficou com água na boca?