Paladar

Receitas

Receitas

Karsten Moran|NYT
Karsten Moran|NYT

Frango frito adobo

De inspiração filipina, esse prato é suculento por dentro e crocante por fora

por Julia Moskin

The New York Times

Antes de preparar esta receita de inspiração filipina, veja dicas de como fazer um frango frito à prova de erros. E aprenda como fazer buttermilk em casa

Preparo 

1Faça o molho de acompanhamento: misture todos os ingredientes com 3/4 de xícara de água em uma tigela pequena. Cubra e leve à geladeira até a hora de servir. 
2Faça o caldo: em uma panela grande que tenha tampa, misture todos os ingredientes com 1 xícara e 1/2 de água, ou o suficiente para apenas cobrir o frango. Tampe e leve ao fogo médio. Deixe ferver por 5 minutos e então abaixo o fogo o máximo que for possível.
3Ponha os pedaços de frango em uma superfície de trabalho e tempere-os com sal. Coloque-os no caldo, cubra e deixe cozinhar por 15 minutos, virando os pedaços na metade do tempo. Certifique-se que o líquido não fique mais quente do que uma fervura bem branda. 
4Desligue o fogo e deixe o frango esfriar ainda dentro do caldo por cerca de 20 minutos. Tranfira os pedaços para um prato forrado com papel toalha e seque-os bem. Discarte o caldo. 
5Coloque o buttermilk em uma tigela grande. Em um saco grande de papel ou de plástico (tipo ziploc), misture a farinha, 1 colher (chá) de sal, a páprica e a pimenta. Mergulhe poucos pedaços de frango por vez no buttermilk, bata para tirar o excesso de líquido e transfira-os para o saco. Feche e sacuda para cobrir bem o frango com a farinha. Tire os pedaços do saco, bata para tirar o excesso de farinha e coloque-os em um prato grande. Deixe descansar em temperatura ambiente por 15 minutos.
6Enquanto  isso, despeje o óleo em uma frigideira grande e funda de ferro fundido com tampa. Aqueça em fogo de médio para alto a 176°C. Frite com a pele virada para baixo, sem encher muito a frigideira, que deve estar tampada, de 4 a 5 min. Destampe, vire os pedaços e deixe mais 4-5 min, até que estejam cozidos por dentro e bem dourados por fora.
7Coloque os pedaços par descansar sobre um prato forrado de papel toalha. Deixe esfriar por pelo menos 15 minutos (o frango ainda deve estar quente, mas não pelando. Polvilhe com sal e sirva quente com o molho. 

Ficou com água na boca?