Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Frango grelhado com arroz de grãos e alcachofra

Confira receita para um almoço rápido e delicioso, com a cara da primavera

por Patrícia Ferraz

Minialcachofras, alho-poró e arroz sete grãos formam um belo acompanhamento para o frango grelhado. 

Minialcachofras, alho-poró e arroz sete grãos formam um belo acompanhamento para o frango grelhado.  Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Eis um almoço rápido, fácil e delicioso, feito sob medida para a estação – uma maneira simpática de celebrar a chegada da primavera com a mais saborosa das flores comestíveis, a alcachofra. Combinei minialcachofras em conserva e alho-poró com arroz sete grãos cozido. Para arrematar, duas colheres de vinagre balsâmico, salsinha e cebolinha. Virou um belíssimo acompanhamento para o peito de frango grelhado. Se preferir fazer a própria conserva, veja a receita no site do Paladar.

Preparo

1Tempere o frango com sal e pimenta e ponha para marinar em uma vasilha com o iogurte e o suco de laranja por pelo menos meia hora.
2Tire o frango da marinada, escorra, pincele azeite e grelhe em uma frigideira ou chapa de ferro até dourar.
3Aqueça o azeite em uma outra frigideira, refogue a cebola, o alho-poró e a cebolinha, mexendo até amolecerem. Acrescente duas colheres de água e deixe cozinhar mais alguns minutos. Junte a alcachofra fatiada e os grãos cozidos. Misture cuidadosamente.
4Acrescente o vinagre balsâmico e deixe cozinhar por dois ou três minutos. Tire do fogo, salpique a salsinha, mexa, e transfira para o prato de servir.
5Tire o frango da grelha e acomode por cima dos grãos. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

 

Ficou com água na boca?