Receitas

Receita

12 receitas de frituras que valem a pena

Fritura pode dar trabalho, mas essas receitas recompensam o esforço

25 de agosto de 2021 | 20:00 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Fritura não é para fazer todo dia. Dá trabalho, exige treino e paciência (além de não ser a mais saudável das práticas). Mas, escolhida a ocasião e a receita certa, ela vale muito a pena. O segredo para a fritura perfeita está na atenção aos detalhes: temperatura, tipo de óleo e utensílios utilizados serão peças-chaves para o sucesso de qualquer prato. Veja como acertar sempre e, a seguir, confira 12 sugestões de receitas.  

Mozzarella in carrozza

Diretamente da Itália, esse sanduíche frito é muito popular no Sul do país europeu. O preparo é bastante fácil e com ingredientes conhecidos. Ovos, anchovas em conserva e manjericão, além da mussarela, são os itens necessários para fazer a receita. O segredo? Fritar no azeite. Aprenda a fazer.

Mozzarella in carrozza.

Mozzarella in carrozza. Foto: Fernando Sciarra|Estadão

Bolinho de arroz do Ritz

Essa receita do restaurante Ritz é um clássico paulistano. A massa tem dois segredos: grãos de arroz inteiros e farinha de rosca usada no lugar da farinha de trigo. Dessa forma, o petisco fica ainda mais leve e crocante para ser servido. Veja como fazer.  

Receita de bolinho de arroz do Ritz

Receita de bolinho de arroz do Ritz Foto: Walter Costa|Estadão

Dadinho de tapioca

Simples e objetivo. Receita do chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó, o dadinho precisa de pouquíssimos ingredientes para virar realidade. Leite, tapioca granulada, queijo coalho e pimenta-do-reino fazem a mágica. Veja como fazer. 

 

  Foto: Divulgação

Croqueta de jamón

O segredo dessa receita é o presunto cru. Para executar, coloque o presunto junto com cebola no azeite e na manteiga. Antes de fritar no óleo para dar a crocância adequada, use a imaginação, modele as croquetas da forma que desejar e sirva em seguida. Veja como fazer. 

 

  Foto: Felipe Rau| Estadão

Pastel de feira

Aquele pastel famoso da feirinha do bairro também pode ser feito em casa. Para preparar a massa, serão necessários ingredientes como farinha de trigo, óleo e uma dose de pinga. O recheio fica a critério da sua imaginação. Veja como fazer.

 

  Foto: Hélvio Romero|Estadão

Falafel

O bolinho proveniente do Oriente Médio possui apenas quatro etapas no modo de preparo. No entanto, exige certo planejamento, já que o passo inicial é manter o grão-de-bico de molho em água quente por uma noite. Confira a receita da síria Muna Darweesh.

Falafel 

Falafel  Foto: Fernando Sciarra/Estadão

Frango frito

Com casquinha bem crocante e carne saborosa, o frango frito é item obrigatório no cardápio sulista americano. A receita é descomplicada, mas exige atenção nos detalhes. Veja passo a passo como fazer o frango frito perfeito.

 

  Foto: Karsten Moran|NYT

Tonkatsu karê

Comida caseira japonesa para aquecer o corpo e a alma. O lombo de porco é empanado na farinha panko para ficar super crocante. Para servir com arroz e curry. Aprenda a receita de Cássio Tomoaki Ikegami, do Karê House. Veja como fazer. 

Tonkatsu com gohan e molho curry.

Tonkatsu com gohan e molho curry. Foto: Alex Silva

Filé de bacalhau à romana

Coloque a cerveja para gelar. Ela será necessária para temperar o bacalhau e ainda vai muito bem de aperitivo até o prato ficar pronto. Limão-siciliano também está na lista dos ingredientes essenciais. Veja como fazer. 

Receita de filé de Bacalhau à romana do Restaurante Ella

Receita de filé de Bacalhau à romana do Restaurante Ella Foto: Márcio Fernandes|Estadão

Batatas bravas do Tanit

Clássico prato dos bares espanhóis, essa receita tem a maionese como componente indispensável. O modo de preparo requer bastante atenção do cozinheiro, mas, cumprido com cuidado, o resultado é incrível. Veja como fazer. 

 

  Foto: Alex Silva|Estadão

Bolinho de chuva com banana picadinha

Uma pitada de doce nunca vai mal. Os bolinhos com banana picadinha são ideais para aquele café da tarde com a família e amigos. A receita leva itens básicos da despensa, então, corra para a cozinha. Aprenda como fazer. 

Bolinho de chuva

Bolinho de chuva Foto: Marcelo Barabani/Estadão

Sonho de padaria

Eis um sonho fácil de ser realizado. A massa leva básicos. Já para o recheio, leite, fava de baunilha, gemas, açúcar, maisena e creme de leite. Com isso, a receita da chef confeiteira Amanda Lopes está pronta para ser realizada e colocar mais açúcar no dia a dia. Veja como fazer. Veja

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.