Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Galette de cebola, queijo de cabra, uva e mel

Essa torta salgada rústica francesa é fácil de preparar e fica uma delícia; boa para servir como estrela principal, ao lado de uma salada

por Patrícia Ferraz

Galette de cebola, queijo de cabra, uva e mel.

Galette de cebola, queijo de cabra, uva e mel. Foto: codo Meletti/Estadão

Esta é para um jantar sem compromisso. Galette é uma torta salgada rústica, uma receita francesa em que as bordas são dobradas sobre a própria massa. Ela não costuma ter molho, só uma cobertura -- quanto mais linda e convidativa, melhor. É fácil de preparar, mas deve ser assada pouco antes de servir para não perder a leveza e a crocância da massa.

Preparo

1Misture a farinha com a manteiga gelada cortada em cubos e a pitada de sal. Mexa com as mãos até formar uma farinha grossa. Vá colocando água, aos poucos, até fazer uma massa homogênea. Faça uma bola com a massa, enrole em filme plástico e deixe na geladeira por pelo menos 1 hora.
2Tire a massa da geladeira, ponha em uma superfície levemente untada e enfarinhada e abra a massa com as mãos, dando formato redondo, e depois, afine um pouco com a ajuda de um rolo de massa. Não precisa ficar muito fina.
3Faça dobras em toda a lateral da torta, para deixar com aparência rústica.
4Ponha a massa em uma assadeira redonda, fure a superfície da massa com um garfo, cubra com papel manteiga, ponha feijões crus por cima (ou pesos de cerâmicas próprio para assar tortas). E asse em forno preaquecido a 180ºC até a borda começar a mudar de cor (uns 15 minutos). Não espere escurecer. Tire do forno, deixe amornar.
5Corte a cebola em fatias finas e refogue em uma frigideira com azeite. Deixe murchar bem. Tempere a cebola com sal e pimenta, tire do fogo e reserve.
6Aqueça um fio de azeite em uma outra frigideira, adicione o mel e tomilho e cozinhe por um ou dois minutos até que fique bem líquido.
7Corte as uvas ao meio e junte ao mel, deixe cozinhar por um ou dois minutos, para pegar gosto. Tire do fogo e reserve.
8Espalhe a cebola refogada pela superfície da torta, distribua as uvas.
9Leve a galette para o forno e deixe mais aproximadamente 8 a 10 minutos, ate a borda dourar bem. Tire do forno, espalhe as colheradas de queijo de cabra por cima e sirva morna ou em temperatura ambiente.

 

Ficou com água na boca?