Paladar

Receitas

Receitas

Romulo Fialdini
Romulo Fialdini

Galinhada

Receita do livro 'Cozinha Brasileira' da chef Heloisa Bacellar

por Redação Paladar

“Prato único que faz parte de muita mesa de domingo no Sudeste, mas também no Centro- Oeste, onde se acrescenta pequi. Use frango caipira, que faz a diferença no prato. Vale tanto um frango inteiro em pedaços quanto só os pedaços preferidos. Apesar de muita gente gostar dos pedaços inteiros na panela, prefiro cozinhar os pedaços normalmente e depois soltar a carne dos ossos, descartar os ossos e voltar com as lascas para a panela”. 

Trecho do livro Cozinha Brasileira - História e Receitas, o terceiro sobre cozinha brasileira da chef Heloisa Bacellar, do Lá da Venda, que passeia pelos grandes pratos nacionais, como a tradicional galinhada

Preparo 

1Besunte o frango com a pasta de alho e o suco de limão e deixe repousar por no mínimo uma hora (ou até 12 horas) na geladeira. 
2Aqueça um fio de óleo em uma panela grande e doure o frango de todos os lados. Misture o colorau, a cebola e o pimentão e espere murchar. Acrescente o tomate e a água e cozinhe em fogo baixo por uns 45 minutos, até que o frango esteja macio. 
3Deixe o molho na panela e retire os pedaços de frango. Descarte a pele e os ossos e volte com a carne para a panela. Aqueça, ajuste o sal, misture o arroz e cozinhe por uns 15 minutos, até que os grãos estejam macios. Junte as ervas, passe para uma travessa e sirva.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?