Paladar

Receitas

Receitas

Daniel Teixeira|Estadão
Daniel Teixeira|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Gelatina de gim tônica

Que tal servir o drinque do aperitivo no lugar da sobremesa? Essa é a proposta desta receita refrescante e fácil de fazer

por Patricia Ferraz

Já pensou em servir o aperitivo na sobremesa? Pois é essa a ideia da gelatina de gim tônica, receita da inglesa Nigella Lawson. É um doce pouco doce e muito refrescante. De quebra, é fácil e rápido de fazer. 

Você pode usar a quantidade regular de gim, mas, se quiser fazer mais suave, menos alcoólico, é só reduzir. Outra vantagem é que dá para deixar a gelatina pronta, na geladeira, dois dias antes de servir (mas protegida com filme plástico, para não pegar gosto).

Desta vez, não fui eu que fiz o prato para fotografar, pedi a ajuda da Renata Mesquita, repórter do Paladar.

Preparo  

1Coloque a água e o açúcar em uma panela e leve ao fogo médio. Após começar a ferver, conte 5 minutos.   
2Tire a panela do fogo, adicione as raspas do limão e deixe repousar por 15 minutos.  
3Coe a calda e adicione a ela o gim, a água tônica e o suco dos dois limões. Essa mistura deve ter 1.200 ml. Adicione mais tônica ou gim, de acordo com a sua preferência.  
4Hidrate as folhas de gelatina em água gelada até amolecer.
5Enquanto isso, em uma panela, aqueça 250 ml da mistura de gim e tônica. O líquido não deve ferver. Tire do fogo, deixe esfriar um pouco, adicione as folhas de gelatina já hidratadas e mexa bem até dissolverem. Junte a outra parte da mistura de gim e tônica. Mexa novamente. 
6Despeje a mistura em forminhas levemente untadas com óleo. 
7Deixe esfriar e leve à geladeira por pelo menos 6 horas (ou até endurecerem).  
8Encha um prato fundo com água quente e mergulhe o fundo das formas, uma a uma, por alguns segundos. Vire-as no prato em que irá servir a gelatina e decore com folhas de hortelã e framboesas. 

 

Ficou com água na boca?