Paladar

Receitas

Receitas

Codo Meletti|Estadão
Codo Meletti|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Gougère, pão de queijo à francesa

Este clássico francês pode servir como entrada ou aperitivo; a receita é simples mas é preciso prestar atenção para acertar o ponto

por Patrícia Ferraz

Eles já foram até tema de uma aula do Paladar Cozinha do Brasil, comandada por Pascal Valero, uma espécie de duelo entre o gougère e o pão de queijo. Mas eu tinha esquecido desses levíssimos bolinhos de queijo picantes, que os franceses servem como entrada ou aperitivo, até vê-los no Sud, o Pássaro Verde, o novo restaurante de Roberta Sudbrack, no Rio.

 A receita é simples, o difícil é acertar o ponto – a textura da massa e o tempo de forno. E essa questão se resolve com a prática – eu nem sempre acerto, admito, às vezes fico esperando dourar e acabo deixando passar do ponto. Então atenção, porque se assar muito o gougère endurece e perde parte de sua graça, que á a textura.

Tirei esta receita de A Pequena Cozinha em Paris (Intrínseca), porque a autora, Rachel Woo, se especializou em simplificar clássicos franceses (além de cozinhar em ambientes minúsculos, o que a tornou celebridade). 

Preparo

1Preaqueça o forno a 180°C.
2Forre com papel-manteiga uma assadeira grande e reserve.
3Coloque o leite e a água numa panela, acrescente a manteiga, o sal, o açúcar, o chili e leve ao fogo alto até a manteiga derreter.
4Abaixe o fogo e junte a farinha, mexa até formar um purê empelotado.
5Junte o queijo ralado e continue batendo até obter uma bola lisa que solte do fundo da panela.
6Tire a panela do fogo e mexa até a massa esfriar o bastante para ser manuseada.
7Adicione um ovo de cada vez, mexendo vigorosamente (a massa vai empelotar, mexa até alisá-la).
8Ponha a massa num saco de confeitar, com bico grosso liso.
9Faça os bolinhos espremendo o saco de confeitar na assadeira forrada com papel manteiga, deixe espaço de 2 cm entre eles.
10Asse por aproximadamente 20 minutos ou até dourar.

 

E se quiser fazer o brasileiro....

 

Ficou com água na boca?