Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Gratinado de batata e cogumelos

O segredo para este prato ficar ainda mais saboroso é temperar separadamente cada ingrediente

por Patrícia Ferraz

Tecnicamente, gratinado é qualquer ingrediente assado e coberto por uma crosta crocante. Esse aqui leva batata, cogumelo fresco, cebola e a crosta é feita com mussarela ralada.

É fácil de fazer, mas para ficar bem saboroso você tem que temperar separadamente cada ingrediente conforme for preparando: cozinhe as batatas na água com sal e um toque de pimenta; refogue rapidamente a cebola com azeite, sal e pimenta; refogue os cogumelos com sal e pimenta. Para finalizar, monte o prato em camadas num refratário e espalhe um pouco de molho antes de polvilhar bastante mussarela ralada e levar ao forno.

Gratinado de batata e cogumelos 

Gratinado de batata e cogumelos  Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Preparo

1Descasque as batatas, corte-as em rodelas (não muito finas) e cozinhe por quinze minutos em água com sal, uma folha de louro e um pouco de pimenta. Escorra as batatas. Reserve.
2Descasque a cebola e corte em fatias finas. Refogue em uma frigideira com duas colheres de azeite por uns 5 minutos, apenas para murchar. Tempere com sal e pimenta. Reserve.
3Lave, seque e corte em fatias grossas os cogumelos frescos e refogue em uma frigideira com duas colheres de azeite por uns 5 minutos. Tempere com sal e pimenta e reserve.
4 Prepare o molho bechamel: derreta a manteiga em uma frigideira, acrescente a farinha e mexa sem parar por uns dois minutos. Acrescente o leite frio e mexa, de preferência com um batedor de arame tipo fouet, sem parar até o molho engrossar. Cuidado para não empelotar – se isso acontecer, ponha um pouquinho mais de leite e mexa vigorosamente. Tempere com sal, pimenta e a noz-moscada. 
5Monte o gratinado em um refratário fundo, alternando camadas de batata, cebola, cogumelo, molho branco. 
6Rale a mussarela em um ralo grosso e espalhe por cima.
7Asse em forno pre-aquecido a 250º por aproximadamente 30 minutos (vá controlando para dourar bem, sem queimar). Sirva quente como acompanhamento de carnes e aves. Ou como principal, acompanhado de uma salada.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?