Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Gratinado de ricota e pão

Esse gratinado faz um ótimo jantar de dia de semana - sozinho ou escoltado por uma salada ou vegetais assados

por Patricia Ferraz

Ricota e parmesão são a base desse gratinado, que pode receber outros queijos.

Ricota e parmesão são a base desse gratinado, que pode receber outros queijos. Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Eis um gratinado delicioso para espantar o frio. A receita, facílima, está no livro Plenty More, do Yotam Ottolenghi. Minha sugestão é fazer como ele na primeira vez e dar seus toques pessoais nas próximas (aposto que você vai querer repetir). Comece com a ricota e o queijo parmesão originais e acrescente outros queijos, vegetais e até embutidos quando fizer o prato de novo. Dessa vez, inclui sobras de dois queijos que tinha na geladeira, brie e queijo prato. 

Esse gratinado faz um ótimo jantar de dia de semana -- sozinho ou escoltado por uma salada ou vegetais assados. E serve até como acompanhamento para o frango assado no fim de semana. 

Preparo

1Torre as fatias de pão numa assadeira por aproximadamente 25 a 30 minutos, virando depois de 15 minutos. Tire do forno e deixe esfriar.
2Ponha numa panela o leite, o creme de leite, a cebola cortada, os ramos de alecrim, sal e pimenta. Aqueça em fogo baixo até ferver. Desligue o fogo e deixe esfriar. Coe e descarte os sólidos.
3Bata os ovos e misture, aos poucos, o leite. Tempere com um pouco mais de sal e pimenta. Reserve
4Misture numa vasilha a ricota e os queijos com a cebolinha picada, tempere com um fio de azeite e mexa bem para misturar. Espalhe uma camada grossa de ricota em cada fatia de torrada - aperte para grudar bem.
5Ponha as fatias com a ricota em um refratário, apoiadas umas nas outras. 
6Despeje o leite temperado, por cima, cubra com papel alumínio e leve o refratário ao forno preaquecido a 200º por aproximadamente 20 minutos. Tire o papel alumínio e asse, descoberto, por mais 30 minutos aproximadamente, até dourar. Sirva quente.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Receitas mais vistas

Mais em receitas

Ficou com água na boca?