Paladar

Receitas

Receita

Receitas de molhos para salada fáceis de fazer

Molhos tiram a salada da monotonia e deixam tudo mais interessante. E, acredite, os caseiros são mais gostosos do que as versões industrializadas

16 de setembro de 2019 | 17:00 por Carla Peralva, O Estado de S.Paulo

Molho para salada. Aí está um item que vale mais a pena fazer em casa do que comprar pronto. As vantagens são muitas: você pode variar os sabores com mais frequência, ter certeza de todos os ingredientes que está consumindo, usar ervas e condimentos que acabariam esquecidos na geladeira e, ainda, gastar menos.   

Além de tudo isso, molhos de salada caseiros são muito fáceis de fazer e mais gostosos do que as versões industrializadas. (No dia a dia, o trio azeite-vinagre-sal dá conta do recado, mas apostar em molhos leves e variados tem o poder de transformar qualquer salada em um prato muito mais interessante.)    

Você pode fazê-los em uma tigela mexendo com um batedor ou colocar todos os ingredientes em um potinho de vidro, fechar e sacudir bem até emulsificar. Sobrou? Guarde na geladeira e, antes de usar novamente, basta mexer mais uma vez. 

Confira abaixo receitas de molhos que combinam com diferentes tipos de salada 

 

De mostarda e mel

A acidez da mostarda e o doce do mel se equilibram perfeitamente. Combina com saladas verdes e até com folhas amargas como radicchio, frisée e escarola. Confira a receita. 

Molho de mostarda e mel.

Molho de mostarda e mel. Foto: Karsten Moran/NYT

 

De iogurte e dill

Iogurte natural, suco de limão-siciliano, azeite, dill e cebolinha francesa resultam em um molho cremoso, mas ainda leve e fresco. Vai muito bem com saladas que usam agrião, ovos cozidos, salmão defumado e até camarão cozido. Veja a receita.

Molho de iogurte e dill para salada.

Molho de iogurte e dill para salada. Foto: Karsten Moran/ NYT

 

Cremoso, de queijo azul e salsão

Esse é um molho de sabores mais intensos: queijo azul, como roquefort ou gorgonzola, limão e salsão. Vale fazer em uma tigela larga com um batedor para conseguir quebrar bem os pedacinhos de queijo e deixar o molho bem cremoso. Acompanha bem saladas verdes e fica ótimo com lascas de frango. Confira a receita. 

Molho cremoso de queijo azul e salsão para salada.

Molho cremoso de queijo azul e salsão para salada. Foto: Taisa Sganzerla/ Estadão

 

De cebola e curry

Cebolas caramelizadas com curry e gengibre são a base para esse molho, que ainda leva gemas, suco de limão e vinagre de vinho branco. É o par perfeito para saladas que usam folhas e sobras de peito de frango grelhado. Se você quiser, pode fazer essa receita em um processador e transformá-la em uma maionese caseira. Veja como fazer. 

 

  Foto: Felipe Rau|Estadão

 

Oriental

Para dar um toque oriental a uma salada de folhas ou a legumes grelhados, aposte nesse molho. É feito com vinagre de arroz, shoyu, mirin, óleo de gergelim, gengibre fresco e pimenta dedo-de-moça. Os ingredientes são aquecidos rapidamente para liberar e combinar os sabores e, depois de frios, são batidos com o óleo até emulsionar. Veja como fazer.  

Molho oriental para saladas e carnes frias. 

Molho oriental para saladas e carnes frias.  Foto: Fernando Sciarra/ Estadão

 

Green goddess

Também conhecido como "deusa verde", esse molho cremoso é tecnicamente uma maionese caseira de ervas com alho e anchovas. Super versátil, vai bem com saladas e vegetais assados. Confira a receita. 

Molho green goddness

Molho green goddness Foto: Codo Melleti/Estadão

 

Pesto de salsinha

Salsinha, azeite, alho e nozes (ou pinoles, ou castanhas de caju, ou castanhas-do-pará...). Super versátil, pesto funciona com massas, sanduíches e... saladas. Esse vai especialmente bem com uma salada simples de tomates e até com uma caprese. Confira a receita.

Pesto de salsinha.

Pesto de salsinha. Foto: Taisa Sganzerla/ Estadão

 

De laranja e vinagre de Jerez

Se você está querendo dar mais vida para seu mix de folhas, esse molho de laranja é uma boa pedida. Leva suco de laranja-pera e de limão-siciliano, geleia de laranja, vinagre de Jerez (se não tiver, use vinagre de vinho branco) e azeite. Veja a receita. 

Molho de laranja e vinagre de Jerez para salada. 

Molho de laranja e vinagre de Jerez para salada.  Foto: Taisa Sganzerla/ Estadão

 

De blueberries

Uma receita diferente, para quando você realmente quiser variar os sabores do dia a dia. Esse molho é feito com blueberries (mirtilos), que podem ser comprados frescos ou congelados, vinagre de vinho tinto, manjericão, alho-poró, mel e azeite. Vai vem com saladas que levem folhas verdes, aspargos, bacon ou frutas. Confira a receita.

Molho de blueberries para salada.

Molho de blueberries para salada. Foto: Taisa Sganzerla/ Estadão

 

Geleia cremosa de cupuaçu com pimenta

Geleia também pode ser molho de salada! Para render duas porções, basta misturar duas colheres (sopa) da compota da fruta com a mesma quantidade de azeite e suco de limão a gosto. As possibilidades são incontáveis! Aqui, usamos geleia de cupuaçu com pimenta, que vai bem com folhas escuras e tiras de frango. Veja como fazer. 

Geleia cremosa de cupuaçu com pimenta.

Geleia cremosa de cupuaçu com pimenta. Foto: Tadeu Brunelli/Estadão