Paladar

Receitas

Receita

Daniel Teixeira|Estadão
Daniel Teixeira|Estadão

Receitas de Ano-Novo: o que comer na ceia de réveillon para trazer prosperidade

Conheça o significado de sete ingredientes sempre presentes na virada do ano e confira sugestões de pratos para fazer com eles

28 de dezembro de 2019 | 06:00 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

O cardápio da ceia de réveillon pode variar ano após ano, mas alguns ingredientes raramente ficam de fora. E o motivo não é apenas o sabor, mas o significado de cada um deles. 

Para a cultura popular, alguns alimentos são sinônimos de prosperidade, sorte  e, por isso, se forem consumidos durante a ceia, na virada do ano, podem, supostamente, trazer sorte para os próximos 12 meses.

Na esperança de um ano mais próspero, não custa apostar em alguns desses talismãs gastronômicos e aproveite para caprichar na hora de montar a mesa, confira algumas dicas do Casa.

Confira o significado de sete ingredientes, com as respectivas sugestões de receitas.

Lentilha

Arroz de lentilha com cebola dourada

A “lentilha da sorte”, como ficou conhecida,  é um clássico da ceia de réveillon. A boa fortuna associada ao grão faz parte do Velho Testamento. Ao abdicar de seus direitos de primogênito por um prato de lentilha, Esaú, filho de Isaac e irmão de Jacó, tornou-se um homem rico. Na dúvida, uma colherada desse arroz cozido no leite de coco, incrementado com gengibre e cebola douurada, não fará mal algum. Veja a receita.

Arroz com gengibre, lentilhas e cebola caramelizada feito pela chef Carolina Brandão

Arroz com gengibre, lentilhas e cebola caramelizada feito pela chef Carolina Brandão Foto: Felipe Rau|Estadão

 

Lentilha com bacon

Ótima para acompanhar assados, essa versão de lentilha, superfácil de fazer, é refogada (já cozida) com bacon, cebola e vinho branco. A ideia é que ela fique úmida, mas sem ter caldo, e ao dente. Confira o passo a passo aqui.  

Lentilha inspirada no prato do chef francês Erick Jacquin

Lentilha inspirada no prato do chef francês Erick Jacquin Foto: Fernando Sciarra|Estadão

 

Nozes

Bolo de tâmara, nozes e passas

As nozes, dizem, simbolizam fartura e santidade. Nem sempre elas são a estrela principal do prato, servindo mais como elemento de decoração, mas, vale lembrar, são também um ingrediente delicioso. Esse pão com jeito de bolo, leva um tantão de nozes (uma xícara e meia),mais tâmara e passas. Confira a receita aqui. Sirva com sorvete de creme. 

Receita de bolo de tâmara, nozes e passas

Receita de bolo de tâmara, nozes e passas Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

Semifreddo de nozes com calda de chocolate

Sobremesas geladas são a cara do Ano-Novo no Brasil, já que a virada ocorre em pleno verão. Que tal, então, preparar esse semifreddo de nozes? Além de ser delicioso e refrescar, ainda funciona como aposta de fartura para o ano que vem. A receita é mais simples do que você imagina - confira aqui. Só lembre se começar o preparo um dia antes, pois ele precisa de bastante tempo de geladeira.  

Semifreddo feito pela chef Mariana Dias

Semifreddo feito pela chef Mariana Dias Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

Carne de porco

Pernil laqueado com molho de maçã

Há quem diga que as aves devem ser trocadas por outros tipos de carne, como a de porco, na ceia de réveillon. O motivo?  Elas são símbolos de má sorte, pois ciscam para trás (evocam o passado). Já o porco é um animal que fuça para frente e, por isso, inspira sorte e prosperidade no Ano Novo. Botou fé? Então aposte nesse pernil com molho de limão e compota de maçã, assado que, alías, tem tudo a ver com a época. Veja a receita.

Receita de pernil de porco precoce laqueado com dois molhos

Receita de pernil de porco precoce laqueado com dois molhos Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

Romã

Tender com melado de romã

No Brasil, a romã está associada à riqueza. Tanto é que é usada em uma das simpatias mais tradicionais de Ano-Novo: sete sementes de romã guardadas na carteira para garantir um ano farto. Se precisar de um reforço extra, repita a ação no Dia de Reis (6 de janeiro), mas com apenas três caroços. Prefere incluir a fruta em uma receita? Aposte nesse tender, que além da riqueza da romã (presente no melado e na salada), ainda inspira prosperidade com a carne de porco. Confira o passo a passo aqui.

Receita de tender com melado de romã e salada de tomate e romã

Receita de tender com melado de romã e salada de tomate e romã Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

Salmão

Salmão com caldo de laranja

O salmão é um peixe conhecido por nadar contra corrente - ao voltar do mar para a água doce para procriar. Esse ato de resistência rendeu ao salmão um lugar no imaginário popular: virou sinônimo de fertilidade, saúde e, claro, força. Na ceia, ele também funciona como uma alternativa às aves (já que peixe só nada para frente). Confira a receita de salmão assado, marinado na calda de laranja, que pode vir à mesa acompanhado de lentilha. 

Filé de salmão assado lentamente.

Filé de salmão assado lentamente. Foto: Clayton de Souza/Estadão

 

Uva

Cuva de uva

A uva do tipo niagara (verde) é a mais consumida nessa época, mas o que importa mesmo é que a fruta tenha sementes. Comer sete uvas e guardar sete sementinhas rende prosperidade para o ano todo, dizem. Se quiser apostar ainda mais forte na fruta, tente fazer esta cuca de uva para a sobremesa de réveillon. Fica um delícia. Confira o passo a passo

Cuca de uva

Cuca de uva Foto: Felipe Rau/Estadão

 

Cereja

Cereja

A fruta entrou na lista porque, além de deixar qualquer sobremesa linda, ainda simboliza o amor, que pode também fazer parte dos votos para um novo ano. Se para garantir uma vida com mais amor basta comer cereja na virada, então, prepare logo essa torta de cereja, que além de tudo é deliciosa. Aprenda a fazer aqui.

Receita de torta de cerejas

Receita de torta de cerejas Foto: Roberto Seba|Estadão

 

* Lista originalmente publicada em dezembro de 2016. Atualizada pela última vez em dezembro de 2019. 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.