Paladar

Receitas

Receitas

Neide Rigo|Estadão
Neide Rigo|Estadão

Nhac!

Neide Rigo

Como fazer kombucha em casa

Aprenda a receita para preparar o kombucha básico. Depois, é só começar a inventar sabores

por Neide Rigo

Kombucha é uma bebida gasosa, ácida e adocicada feita a partir da fermentação do chá por uma cultura de bactérias e leveduras, que pode ter até 40 microorganismos e que forma uma camada gelatinosa na superfície. Chamamos essa cultura de "mãe" ou "scoby". 

Para o preparo, pode-se usar qualquer tipo de chá (Camelia sinensis), mas outras infusões também funcionam, como o mate. Há quem faça ainda com café ou infusão de hibisco.

Saiba tudo sobre o kombucha.

Preparo

1Leve a água ao fogo. Quando ferver, adicione o chá, tampe e espere 5 minutos.
2Coe, junte o açúcar enquanto ainda está quente, misture bem para dissolver e coe em filtro de café (usado só para isto), tampe e espere esfriar.
3Coloque o chá frio, a mãe e o kombucha pronto em um vidro de boca larga.
4Cubra com guardanapo de papel ou pano de algodão. Prenda com elástico e deixe em temperatura ambiente.
5Deixe passar uma semana. Então, confira se a mãe formada está com bom aspecto, clara, gelatinosa (a nuvem que se forma abaixo dela é normal). O sabor deve estar ácido, mas ainda adocicado. Conserve a colônia mais recente para a próxima partida e guarde outras em um pouco de chá (para doação ou testes).
6Guarde a bebida coada na geladeira em vidro tampado e consuma em uma semana, que é o tempo para ter outro lote. Você pode também usar o kombucha para preparar como base para outras receitas como o kombucha de mate sabor flor de sabugueiro.

Ficou com água na boca?