Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Lentilha com bok choy e banana-da-terra

Com a acelga chinesa cozida e legumes grelhados, esta receita vale como salada, acompanhamento e até mesmo prato principal

por Patricia Ferraz

Lentilha com bok choy

Lentilha com bok choy Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Lentilha em forma de salada é um coringa: vale como prato principal ou acompanhamento, dependendo da companhia. Dessa vez, combinei a lentilha cozida e já fria com bok choy, a acelga chinesa cozida no vapor. Para quebrar o leve amargor da verdura, cubinhos de banana-da-terra grelhados na manteiga, cenoura e cebola assados. Tudo arrematado por um molho de azeite, vinagre balsâmico e mostarda.

Se preferir, sirva quente, apenas com o molho frio – também fica ótimo. Se quiser, prepare tudo na véspera e deixe apenas para misturar e temperar no dia seguinte.

Preparo

1Lave, seque e corte a cenoura ao meio no sentido do comprimento. Pincele azeite, tempere com sal e ponha numa assadeira forrada com papel de assar.
2Descasque as cebolas e corte em quatro. Pincele azeite, tempere com sal e ponha na assadeira com a cenoura.
3Asse os vegetais por aproximadamente 40 minutos, até que estejam macios. Corte em cubos pequenos
4Cozinhe a lentilha em água fervente com sal. Escorra, deixe esfriar.
5Lave o bok choy, separe as folhas e cozinhe no vapor por três ou quatro minutos, até amolecer levemente. Deixe esfriar.
6Pique a banana-da-terra em cubinhos bem pequenos. Grelhe em uma frigideira com a manteiga derretida, até ficar macia. Espere esfriar.
7Misture o azeite, o vinagre balsâmico e a mostarda. Tempere com sal e pimenta. Prove e ajuste os temperos se necessário. 
8Ponha numa vasilha a lentilha com os vegetais e a banana, misture, tempere com o molho (deixe um pouco para o bok choy).
9Acomode num prato grande o bok choy, regue com o molho restante e acrescente a lentilha com os complementos. Espalhe as folhas de dill por cima. Sirva em temperatura ambiente ou quente, se preferir.

 

Ficou com água na boca?