Paladar

Receitas

Receitas

Lombo caramelado na cachaça com batata-doce e couve

Mais saboroso e macio que o peru, o lombo faz bonito no centro da mesa da ceia. Aqui ele ganha toque agridoce, combina mel e cachaça

por Redação Paladar

Mais saboroso e macio que o peru, o lombo faz bonito no centro da mesa da ceia. Nesta versão, preparada pelas chefs da escola de gastronomia Le Cordon Bleu em São Paulo especialmente para a ceia do Paladar, ele ganha toque agridoce, combina mel e cachaça. É acompanhado de delicadas batatas duchesse, um purê de batata assada, e couve refogada com bacon. Simples e delicioso. 

Lombo caramelado na cachaça

Lombo caramelado na cachaça Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Preparo

Lombo

1Limpe o porco, sem retirar excesso de gordura.
2Misture o açúcar e sal, envolva bem a carne com a mistura. Coloque p lombo em uma assadeira, cubra com papel filme e leve a geladeira para curar por 24 horas.
3No dia seguinte, etirar excesso de sal e açúcar do lombo e seque bem.
4Aqueça com óleo uma panela que caiba o lombo e possa ir ao forno. Doure bem a carne de todos os lados, retire o lombo e reservar.  
5Coloque na mesma panela a cebola picada fina, o alho e o mel e refogue. Adicione a cachaça, o louro, o limão, e os grãos de pimenta quebrados. Volte a carne a panela com os temperos, complete com agua ate ¾ da altura da carne. Tampe e leve a panela ao forno por 1 hora a 160 graus (vire a carne duas vezes durante a cocção ).  
6Após 1 hora, verifique a cocção da carne, se estiver macia, retire e reserve. 
7Leve a penela a boca do fogo, e deixe reduzir o molho até 50%.
8

Fatie o lombo e disponha na travessa que vai a mesa, sirva com o molho, as batatas e a couve refogada. 

Duchesse de batata-doce, couve e bacon 

1Cozinhe em água fria abundante com sal a batata com casca, cortada em cubos grandes regulares. Quando estiver macia, faça o teste com um garfo, retire da água, retire a pele e deixe amornar.
2Passe a batata no espremedor, coloque em uma panela ou tigela, mistue rapidamente as gemas e ovos (o purê não pode estar muito quente). Ajuste o sal.
3Coloque a massa em saco de confeitar, faça pequenos círculos do tamanho de um bombom numa assadeira untada com manteiga ou uma assadeira antiaderente.
4

Levar ao forno para assar a 160 graus, por aproximadamente 10 minutos, ou até dourar por igual. 

Couve

1Retire o talo interno da folha de couve, corte finamente as folhas da couve. 
2Corte o bacon em pequenos pedaços. Passe 2 minutos em água fervente. Escorra.  
3Coloque o bacon em uma frigideira com um fio de óleo, deixe dourar. Adicione a couve e o alho em lâminas, refogue. Acerte o sal . Tudo muito rapidamente.  

Ficou com água na boca?