Paladar

Receitas

Receitas

Neide Rigo|Estadão
Neide Rigo|Estadão

Nhac!

Neide Rigo

Macarrão com cogumelos ianomâmi

Cogumelos da comunidade sanöma são versáteis e conferem sabor umami para pratos; funcionam como realçadores de sabor

por Neide Rigo

Os cogumelos nativos funcionam como um realçados de sabores, não há outro tempero que se misture tão amigavelmente a vários tipos de ingredientes – ao mesmo tempo que realce o sabor tão complexamente – como o pó de cogumelos. Tenha-o sempre por perto e nunca mais precisará usar suspeitos caldos em cubos e outros realçadores de sabor refinados.

Preparo 

1Misture o pó de cogumelos indicado para a massa com a água e espere 10 minutos. 
2Ponha numa tigela a farinha de trigo (se quiser, substitua 35g por semolina de trigo para deixar mais firme) misturada com o sal. No centro, ponha os ovos e o cogumelo umedecido. Misture com as mãos os ingredientes até formar uma massa firme. Se precisar, junte mais água ou farinha. 
3Sove até a massa ficar lisa e elástica. Se preferir, bata todos os ingredientes no processador. 
4Ponha a massa em saco plástico e deixe descansar 20 minutos.
5Abra-a na máquina de macarrão até o nível 4. Corte em talharins com cerca de 20 centímetros e mantenha as tiras estendidas em varal até o momento de cozinhar. Ou polvilhe bem com farinha e faça ninhos sobre um pano.
6Hidrate o pó de cogumelo do molho com 2 colheres de água fervente e deixe por 15 minutos. 
7Aqueça o azeite numa frigideira grande e funda, junte a cebola e cozinhe em fogo baixo por 2 minutos, até ficar macia. Aumente o fogo para médio, adicione os cogumelos frescos e cozinhe, mexendo, por cerca de 5 minutos ou até ficarem macios.
8Adicione o pó de cogumelo previamente hidratado e mexa devagar, por 1 minuto. Junte o creme de leite e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos ou até que o creme tenha engrossado levemente. Ponha o tomilho e a pimenta jiquitaia e tempere a gosto com sal e pimenta preta moída na hora. Reserve.
9Cozinhe a massa em água fervente abundante por cerca de 2 minutos.
10Escorra a massa e coloque-a na frigideira com o molho, bem quente, chacoalhe para incorporar delicadamente e sirva. Use galhos de tomilho para decorar. 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?