Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Macarrão com queijo feta assado e tomates

Receita é o fenômeno culinário do momento nas redes sociais

por Patricia Ferraz

Essa receita é o fenômeno culinário do momento nas redes sociais: queijo feta, azeite e tomates cereja assados e misturados, na própria assadeira, com uma massa curta. Só no aplicativo de vídeo TikTok, já teve mais de 6 milhões de visualizações em apenas dois meses. Sem contar os compartilhamentos no Instagram, Twitter, Facebook, sites e blogs pelo mundo todo. 

O macarrão das redes sociais: com queijo feta e tomates cereja assados.

O macarrão das redes sociais: com queijo feta e tomates cereja assados. Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Bombou de tal forma que a história foi parar no The New York Times – não na seção de receitas, mas em uma reportagem sobre o fenômeno, batizado de “efeito feta no Tiktok”. O efeito feta, no caso, foi o sumiço do queijo de leite de ovelha, salgado e de massa firme, o mais popular da Grécia. Simplesmente acabou nos Estados Unidos. Queijeiros correram para intensificar a produção, mesmo assim não deram conta da demanda.

 A receita foi publicada pela primeira vez em um blog na Finlândia, em 2018. Bombou por lá: teve 27 milhões de visualizações, num país com 5,5 milhões de habitantes. Mas só viralizou mesmo, quando começou a aparecer no TikTok em janeiro deste ano. Virou uma febre, cada blogueiro ou influenciador culinário dando seus pitacos.

A onda já chegou por aqui com impacto nas vendas. Liguei em vários supermercados que costumam ter o queijo feta e encontrei em apenas um deles. Poderia ser só coincidência, mas quando recorri ao Mestre Queijeiro, a dona da loja especializada, Mônica Resende, imediatamente perguntou: você vai fazer a receita que viralizou? 

Macarrão com queijo feta assado e tomates

Macarrão com queijo feta assado e tomates Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

O sucesso se explica: a receita é fácil, tem enorme apelo visual e é boa – o queijo derrete, fica cremoso, envolve a massa e os temperos... Não chega a ser a melhor massa do mundo, mas é gostosa. 

Dei meus (inevitáveis) pitacos: tirei os dois dentes de alho, que costumam aparecer, e acrescentei 3 colheres (de sopa) de grãos de coentro, que contribuem com elegância e emprestam sabor levemente cítrico.  

Preparo

1Ponha os tomates e o queijo numa assadeira. Tempere com pimenta e sal (só nos tomates, porque o feta é salgado). Ponha os grãos de coentro e regue  com o azeite. Asse até o queijo amolecer (uns 15 a 20 minutos aproximadamente)
2Cozinhe a massa em água fervente com sal, escorra.
3Tire a assadeira do forno, misture o queijo e os tomates com a ajuda de uma colher de pau, misture a massa. Sirva quente, na própria assadeira.

Ah: e poste nas redes sociais! Vai fazer sucesso!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Receitas mais vistas

Mais em receitas

Ficou com água na boca?