Paladar

Receitas

Receitas

Alex Silva/Estadão
Alex Silva/Estadão

Marinada de leite e ervas para frango

Para temperar e amaciar a carne do frango, aposte nesta receita do chef Jamie Oliver, que usa buttermilk

por Redação Paladar

Marinada é uma mistura usada para dar sabor e amaciar carnes - seja de boi, porco, frango ou peixe. Versátil, ela pode ter diferentes sotaques e definir a personalidade de um prato. Mas é sempre composta por três elementos básicos: ácido, temperos aromáticos e gordura.  

Essa receita é do chef britânico Jamie Oliver, publicada no livro Jamie’s Confort Food. Ela tem duas etapas. Uma salmoura com sal, açúcar, tomilho, louro, alho e pimenta. E uma marinada de buttermilk (em português, leitelho), leite levemente talhado e ácido, que ajuda a amaciar o frango. Nos EUA e na Europa, é fácil achar buttermilk no supermercado. Por aqui, você pode fazer em casa muito rapidamente: basta misturar leite e suco de limão e deixar descansar por 10 minutos.  

Usamos a marinada para temperar um frango inteiro que, depois, foi assado. Mas essa receita funciona para todos os cortes da ave (coxa, sobrecoxa, asa e até peito), que podem ser assados ou fritos

Lembre-se de ajustar o tempo de descanso da carne na marinada: 24 horas para cortes com até 2 quilos, podendo chegar a até 3 dias para peças com mais de 10 quilos. E de tirar a carne da geladeira com antecedência - ela deve ir ao fogo em temperatura ambiente. Antes de cozinhar, retire o frango da marinada. Não precisa lavar a carne, basta usar papel toalha para retirar o excesso. 

Preparo

1Ferva, em 400ml de água, o sal, o açúcar, o tomilho, o louro, o alho e a pimenta. Retire do fogo, acrescente o dobro de água e deixe esfriar. 
2Faça cortes superficiais nas peças da ave (coxas, de preferência), mergulhe-as na marinada e deixe descansar na geladeira por uma noite.
3No dia seguinte, retire da marinada, acomode as peças numa tigela, cubra com o buttermilk e deixe descansar na geladeira por mais 8h.
4Antes de assar ou fritar o frango, descarte o buttermilk. 

VEJA MAIS:

Marinada de cachaça e ervas frescas para carne de porco

Marinada de iogurte e garam masala para frango

Marinada de saquê, missô e gengibre para peixes

Marinada de cerveja, tequila, mel e mostarda para frango ou peru

Ficou com água na boca?