Paladar

Receitas

Receitas

Neide Rigo|Estadão
Neide Rigo|Estadão

Nhac!

Neide Rigo

Massa de tortilla com farinha de raspa

Mias um produto da mandioca, a farinha de raspa substitui o trigo em diversas receitas, como em bolos, tortas e tortillas, e ainda não tem glúten

por Neide Rigo

A farinha de raspa é mais um produto da mandioca, ela é feita com as aparas secas em seguida trituradas.

Pelo fato de ser uma farinha crua e integral,  tem comportamento diferente da farinha de mandioca de mesa, que é sempre torrada ou cozida nos tachos, com amido já gelatinizado. A farinha de raspa dá mais liga à massa, sem ser grudenta como o amido puro, pois tem o equilíbrio das fibras. 

Ela pode substituir o trigo - daí vem seu outro nome “farinha de mandioca panificável” - em vários pratos e inclusive tem o mesmo aspecto – fininha e branca. Diferente da farinha de mandioca de mesa, conserva todo o amido original e, melhor que o polvilho que é o amido isolado, conserva todas as fibras sem ser granulada. Para fazer pão, já não é tão fácil, mas em pão de forma ou pães chatos como tortillas além de massas de biscoito e tortas pode substituir o trigo integralmente. 

Preparo

1Coloque a farinha de raspa numa tigela, tempere com o sal e vá juntando a água aos poucos e mexendo com uma colher até conseguir grânulos úmidos. Espere amornar um pouco e amasse com as mãos até formar uma massa macia e modelável. 
2Faça um rolo, divida em 10 pedaços e faça bolinhas. 
3Aqueça uma chapa de ferro.
4Ponha cada bolinha entre duas folhas de plástico e passe o rolo para abrir a massa até ficar um disco bem fino. Ou use uma prensa de tortilla (se tiver). 
5Tire o disco do plástico de um lado e, com a ajuda da mão espalmada, tire cuidadosamente a outra folha e ponha a massa na chapa quente. 
6Doure a massa dos dois lados e sirva como tacos com a cobertura que gostar – queijo fresco esmigalhado, abacate, tomate, carne moída, feijão bem temperado.... 

 

Ficou com água na boca?