Paladar

Receitas

Receitas

Massa fresca com tomate e alcachofrinhas

No cardápio da chef Bella Masano, uma receita da avó incrementa o prato principal de uma ceia de Natal simples e deliciosa

por Redação Paladar

A chef Bella Masano incorporou a receita de alcachofrinhas da avó ao preparo dessa massa fresca com tomate. O resultado: um prato saboroso e original para a ceia de Natal em volta de uma mesa farta.

Massa fresca com tomate e alcachofrinhas, da chef Bella Masano. 

Massa fresca com tomate e alcachofrinhas, da chef Bella Masano.  Foto: Codo Meletti/Estadão

Preparo

Massa fresca

1Misture numa tigela a farinha com uma pitadinha de sal e um pouco de noz-moscada. Adicione os ovos, misture bem, com as mãos, até a massa estar homogênea.
2Abra a massa no cilindro, trabalhando até estar completamente lisa. Corte em fios e reserve.
 

Alcachofras

1Bata as alcachofras contra a bancada para afrouxar as folhas e facilitar a limpeza. Retire as folhas externas e corte a base e as pontas. Lave em água corrente.
2Pique o alho e as folhas de hortelã e misture. Adicione o sal e regue com um fio de azeite. Recheie as alcachofrinhas com a mistura.
3Cubra o fundo de uma panela com uma fina lâmina de azeite e coloque as alcachofrinhas de maneira a cobrir o fundo da mesma. Leve ao fogo brando, com a panela tampada. Adicione o caldo de legumes (ou água) e cozinhe por cerca de 8 minutos, até que estejam macias. Reserve. 
 

Molho

1Refogue a cebola no azeite, com sal, adicione os tomates e cozinhe por 2 minutos.
2

Adicione o leite de coco, em seguida as alcachofrinhas. Pingue algumas gotas da pimenta. Cozinhe por alguns minutos e finalize o molho com as raspas de limão.

3Cozinhe a massa em água com sal, por 25 segundos. Misture com o molho e sirva com brotos e ervas.

Ficou com água na boca?