Paladar

Receitas

Receita

Felipe Rau|Estadão
Felipe Rau|Estadão

Massas perfeitas para os dias mais quentes do ano

Uma seleção de receitas práticas e leves com diferentes tipos de macarrão - e até um 'espaguete' de abobrinha

11 de setembro de 2019 | 17:44 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Onda de calor? Vontade de passar bem longe da cozinha? Calma, é possível fazer uma refeição caseira gostosa, rápida e bem fresquinha.  

Pouco molho, pouco tempo no fogão: esses são os segredos para combinar a praticidade de um prato de massa com os dias mais quentes do ano.

É tudo uma questão de apostar em ingredientes (como hortelã, rúcula, aspargos e limão) e preparos certos - pestos, cremes leves, ou só um bom azeite! 

Confira uma seleção de massas para fazer durante o verão ou em dias de calorão, todas receitas práticas e leves. 

 

1. Macarrão com azeite, azeitonas e presunto cru

Segundo Patrícia Ferraz, editora do Paladar, não há prato de massa que combine melhor com o calor do que esse. A receita é de uma das mais famosas e antigas brasseries de Paris, a Le Procope, e leva como molho azeite temperado com sumo e raspas de limão-siciliano e tomilho. Para finalizar, azeitonas pretas, presunto cru e mais tomilho! Aprenda como fazer.

Capelini com presunto cru e azeitonas pretas

Capelini com presunto cru e azeitonas pretas Foto: Felipe Rau|Estadão

 

2. Espaguete com feta

Essa receita é um clássico da casa do chef e restaurateur Benny Novak. É fácil e rápida. Leva queijo feta, pimenta calabresa e cebolinha francesa, além de azeite. Saiba como preparar. 

Espaguete com queijo feta.

Espaguete com queijo feta. Foto: Felipe Rau|Estadão

 

3. Penne com camarão e pesto

Nessa adaptação do clássico de Massimo Ferrari, o nhoque dá o lugar ao penne na receita da editora Patrícia Ferraz. Mais prático e rápido. Ficam os camarões e o pesto de manjericão. Bem cara de verão. Veja como fazer. 

Receita de penne com camarão e pesto

Receita de penne com camarão e pesto Foto: Fernando Sciarra|Estadão

 

4. Spaghetti al limone

A receita de Giuliano Hazan tem apenas três passos, é super fácil de fazer. Leva como principal ingrediente o limão-siciliano. O grande truque é não raspar a parte branca da fruta, ao preparar o molho. Finalize com queijo parmesão e fica perfeito! É uma boa dica para quem quer um prato cremoso, mas não pesado. Confira a receita completa. 

 

  Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

5. Macarrão com pesto de rúcula, hortelã e gorgonzola

Uma alternativa ao pesto genovês (de manjericão) é o de rúcula e hortelã, mais refrescante. O queijo gorgonzola, o azeite e as nozes tostadas complementam o sabor e dão cremosidade à receita. Veja como fazer. 

 

  Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

6. Penne com tomate cereja e atum

Este é um típico quebra-galho – fácil, rápido, leve e com ingredientes que todo mundo costuma ter na geladeira. Mas fica tão bom que ninguém vai reparar. Confira a receita. 

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

7. Fusilli com rúcula, aspargo e ricota

Essa receita com macarrão parafuso é rápida e precisa de pouca água no cozimento. Leva rúcula, aspargos e ricota fresca. O queijo ralado dá o toque final da receita. Leve e perfeita para um jantar rápido. Confira a receita. 

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

8. Tagliatelle com nozes e sálvia

Esse molho tem três atributos valiosos: é fácil, rápido e delicioso. A parte mais demorada do preparo é tostar as nozes para extrair os aromas e garantir a crocância – mas espere esfriar, antes de usar, senão elas amolecem de novo. Confira a receita. 

Tagliatelle com nozes e sálvia.

Tagliatelle com nozes e sálvia. Foto: Codo Meletti|Estadão

 

9. Tagliatelle com creme de açafrão e abobrinha

Faça esse prato quando quiser impressionar os convidados e não tiver muito tempo. É gostosa e fácil. O segredo do sucesso é usar creme de leite fresco, para o creme de açafrão, e servir assim que pronto. As abobrinhas em fio complementam a receita. Aprenda como preparar.

 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

 

10. Sobá-salada com espinafre e edamame

Essa receita de Mark Bittman é essencialmente uma salada de massa, com cenoura, espinafre, edamame e gengibre. Shoyu, suco de limão, missô e saquê complementam o sabor. Aprenda como fazer.

Receita de soba-salada com espinafre e edamame

Receita de soba-salada com espinafre e edamame Foto: Evan Sung|NYT

 

11. Falso espaguete de cenoura, abobrinha e pupunha

Essa receita não é bem de uma massa. É um truque, um falso espaguete de cenoura, abobrinha e pupunha. Perfeito para um dia de verão e para matar a vontade de macarrão. Também dá para completar com um molho. Veja a receita completa.

 

  Foto: Fernando Sciarra|Estadão

 

12. Espaguete de abobrinha, com favas, ricota e amendoim

Outro truque com vegetais! Essa receita é leve, surpreendente e muito gostosa. Tem o picante da pimenta vermelha, a bem sucedida combinação de ricota e hortelã, a suavidade das favas e o toque inigualável do alho. Esse prato pode ser servido quente ou em temperatura ambiente. Aprenda como fazer. 

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

* Lista publicada originalmente em novembro de 2016. E atualizada pela última vez em setembro de 2019.