Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Merengue com chocolate e café

Uma sobremesa fácil e deliciosa, perfeita para o Dia das Mães

por Patrícia Ferraz

Merengue com chocolate e café

Merengue com chocolate e café Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Mesmo que você não seja um grande cozinheiro, vai conseguir fazer essa sobremesa para sua mãe neste domingo. É fácil e deliciosa. Use suspiro pronto, o que facilita. Dois detalhes tornam esse merengue especial: um praliné de amêndoas (é fácil fazer!) e uma pitada de pó de café na calda de chocolate. Além disso, é só misturar suspiros, chantilly e sorvete de creme. E montar bonito, espalhando aos poucos. 

Preparo

1Ponha as amêndoas fatiadas em uma assadeira e leve ao forno por 4 ou 5 minutos, até começar a dourar (Fique de olho para não queimar!). Tire do forno, espalhe em uma tábua para esfriar.
2Ponha o açúcar granulado e a água em uma panelinha, misture bem e leve ao fogo -- sem mexer -- até o açúcar derreter e a calda fica cor de caramelo claro. 
3Tire a calda do fogo, misture as amêndoas tostadas e espalhe em uma assadeira para esfriar. Quando estiver fria, bata num processador, ou ponha num pano e bata com martelo de carne, para fazer uma farofa. Tempere a farofa com sal grosso, cravo e canela.
4Bata o chantilly em uma batedeira com o açúcar e as gotas de baunilha, até estar firme (cuidado para não passar do ponto).
5Pique o chocolate e ponha em uma vasilha pequena refratária com uma pitada de pó de café.
6Leve ao fogo em uma panelinha ½ xícara (chá) de creme de leite fresco até ferver. Tire do fogo e despeje na vasilha com chocolate, sem mexer. Espere o chocolate amolecer e aí mexa para fazer a calda.
7Monte em uma taça de vidro grande ou em taças individuais: vá alternando suspiros, colheradas de chantilly, colheradas de sorvete, colheradas de calda, praliné e as raspas de chocolate.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Receitas mais vistas

Mais em receitas

Ficou com água na boca?