Paladar

Receitas

Receitas

Tiago Queiroz|Estadão
Tiago Queiroz|Estadão

Mi Quang, sopa vietnamita com porco e camarão

A chef Dani Borges, do restaurante Bia Hoi, ensina a receita dessa reconfortante sopa

por Redação Paladar

Caldo de carne incrivelmente aromático servido fumegante numa tigela com massa de arroz e carne fatiada, o pho é o prato mais emblemático do Vietnã. De norte a sul do país, outras sopas reconfortantes (como essa aqui) também fazem sucesso.

A Mi Quang leva filé-mignon suíno, camarão, broto de feijão e amendoim. A receita é da chef Dani Borges, do Bia Hoi

Preparo

Caldo de pho:

1O primeiro passo é limpar os ossos: para isso, coloque os ossos em uma panela e cubra de água. Deixe ferver, escorra a água e lave os ossos, retirando as impurezas. Reserve os ossos.
2Coloque o anis, o cardamomo, a canela, os cravos, as sementes de coentro em um frigideira e leve ao fogo para tostar, até que as especiarias soltem seus óleos essenciais (isso vai dar mais sabor e aroma ao caldo). 
3Coloque a cebola com casca sobre a boca do fogão deixe tostar. Retire a casca queimada e reserve a cebola.
4Coloque os ossos para uma panela grande, cubra-os com a água e adicione todos os ingredientes. Deixe ferver em fogo baixo por 6 horas – durante o processo, remova as impurezas que subirem para o topo do caldo. Coe e reserve. Rende 1,8 litro de caldo.

Carnes:

1Salteie em uma frigideira ou panela grande previamente aquecida em fogo alto as carnes na seguinte ordem: primeiro o filé suíno em seguida os camarões. Tempere com o molho de peixe. Acrescente 600 ml do caldo do pho. Use o shoyu para acertar o sal.

Para servir:

1Distribua o macarrão em quatro tigelas grandes. Sobre cada tigela, despeje 1/4 do caldo com as carnes, distribuindo as carnes igualmente. Acrescente um pouco de coentro, manjericão, broto de feijão em cada bowl e finalize com o amendoim.

+ Aprenda a fazer as sopas vietnamitas, que vão muito além do pho

Ficou com água na boca?