Paladar

Receitas

Receitas

Tiago Queiroz|Estadão
Tiago Queiroz|Estadão

Mi Vit Tiem, sopa vietnamita com peito de pato

Um prato reconfortante com caldo de barriga de porco servido com peito de pato grelhado, cogumelos e legumes

por Redação Paladar

Caldo de carne incrivelmente aromático servido fumegante numa tigela com massa de arroz e carne fatiada, o pho é o prato mais emblemático do Vietnã. De norte a sul do país, outras sopas reconfortantes (como essa aqui) também fazem sucesso.

A Mi Vit Tiem leva caldo de barriga de porco, peito de pato, cogumelos e até maçãs. A receita é da chef Dani Borges, do Bia Hoi

Preparo

Caldo de barriga de porco:

1Doure a barriga de porco em um fio de óleo de soja - é importante que esse processo dê bastante cor à panela.
2Retire o excesso de óleo que se formará. Junte a cebola, o alho, o shitake a maçã picada, o anis-estrelado, a canela e as sementes de coentro e refogue bem.
3Adicione 5 litros de água e deixe ferver por 2 horas, até reduzir o caldo pela metade. Coe e deixe esfriar. Quando estiver frio, retire a camada de gordura que se formará, deixando o caldo mais limpo.

Para servir:

1Leve uma frigideira antiaderente ao fogo alto e adicione o fio de óleo. Quando estiver bem quente, doure os peitos de pato e corte-o em fatias. Reserve.
2Na mesma frigideira em que o pato foi dourado, refogue o shitake em tiras. Junte o caldo de barriga de porco e acerte o sal, adicionando o molho de peixe.
3Passe o macarrão em água quente até ficar cozido.
4Distribua o macarrão em quatro cumbucas. Sobre ele, ajeite o peito de pato fatiado de um lado e, do outro, as fatias de shitake e os talos de cebolinha e os legumes cozidos.
5Adicione o caldo quente e sirva.

+ Aprenda a fazer as sopas vietnamitas, que vão muito além do pho

Ficou com água na boca?