Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Milho com manteiga de missô e limão

Macio, tostadinho e com sabor fora do convencional, essa receita é uma ótima opção de entrada ou acompanhamento

por Patrícia Ferraz

Tentativa explícita de reproduzir uma receita do chef Luiz Felipe Souza - que provei na pizzaria Evvita e ficou na minha memória -, esse milho com manteiga de missô tem sabor delicado e nada convencional. Fica macio e tostadinho. Poderia ter pedido a receita, mas achei divertido arriscar, com algumas diferenças: o do chef é assado à lenha e cortado em duas fatias no comprimento da espiga. Assei no forno e desisti de tentar copiar o corte em casa - tentei vários métodos, sem sucesso.

É uma ótima entrada ou acompanhamento. Você vai precisar comprar a pasta de missô, mas ela dura bastante na geladeira e não vão faltar oportunidades para usá-la. Esse milho fica melhor feito na hora, porém dá certo também cozinhá-lo com algumas horas de antecedência e deixar para levar ao forno na hora de servir.

Milho com manteiga de missô e limão: inspiração na receita do chef Luiz Felipe Souza, da pizzaria Evvita 

Milho com manteiga de missô e limão: inspiração na receita do chef Luiz Felipe Souza, da pizzaria Evvita  Foto: Patrícia Ferraz/Cerâmica Susana Custódio Ateliê

 

Ingredientes

(4 porções)

4 espigas de milho verde

2 colheres bem cheias de manteiga com sal

1 colher cheia de pasta de missô

1 colher (sopa) de água quente

Suco de 1/2 limão siciliano

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo

  1. Lave, seque e cozinhe as espigas de milho em água com sal na panela de pressão (marque 20 minutos depois que pegar pressão). Escorra.
  2. Bata a manteiga, a pasta de missô, a água e o suco de limão para formar uma pasta (use o processador, batedor de arame ou garfo). Prove e ajuste o tempero, com sal e pimenta.
  3. Forre uma assadeira com papel próprio para assar. Pincele generosamente a manteiga pela superfície do milho. Ponha na assadeira e asse por aproximadamente 15 minutos, virando para tostar dos dois lados.
  4. Sirva quente, com a manteiga de missô restante em um potinho à parte.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?