Paladar

Receitas

Receitas

Jessica Emily Marx|NYT
Jessica Emily Marx|NYT

Mochi doce com recheio de feijão vermelho

Aprenda como fazer daifuku, bolinho de massa doce de arroz (mochi) recheada com pasta de feijão vermelho adocicado (anko)

por The New Tork Times

Na confeitaria que leva seu nome, no Brooklyn, em Nova York, Tomoko Kato faz levas de mochi três vezes por semana. O doce de arroz japonês tem uma textura sem igual, gelatinosa, um tanto borrachuda. Ela é fácil de fazer em casa, o desafio na verdade é modelos os docinhos - a dica é usar bastante fécula para evitar que a massa grude em todos os utensílios e superfícies. Saiba mais sobre a iguaria da confeitaria japonesa.  

Preparo

 

  Foto: Evan Sung|NYT

Recheio:

1Lave o feijão e transfira para uma panela grande. Cubra com água e deixe ferver; escorra.
2Cubra o feijão novamente com água e, dessa vez, cozinhe até os grãos ficarem completamente macios (entre 60 e 90 minutos), acrescentando mais água, se necessário, para cobrir o feijão. Escorra.
3Leve os grãos ao processador ou liquidificador e bata até obter um purê. Se sentir que ainda está um pouco duro, acrescente algumas colheradas (sopa) de água.
4Volte a massa à mesma panela do cozimento e coloque o sal e o açúcar. Cozinhe em fogo de médio para baixo, mexendo de vez em quando, até que a maior parte da água tenha evaporado e a mistura esteja grossa (de 10-15 min).
5Espalhe a pasta em um recipiente largo e raso e leve à geladeira até ficar firme e estiver frio.

 

  Foto: Evan Sung|NYT

Massa do mochi:

1Forre uma forma com papel manteiga e espalhe um punhado generoso de fécula de batata em um círculo bem grande; reserve. Em uma tigela, misture a farinha mochiko e 300 ml de água até obter uma mistura lisa.
2Passe por uma peneira de aço em uma panela, ajudando a empurrar com o batedor, se necessário. Acrescente o açúcar e misture bem.
3Troque por uma espátula à prova de calor e cozinhe a mistura em fogo médio, mexendo sempre, até engrossar e virar uma bolota macia e brilhante que mantenha a forma (de 5-7 min).
4Usando uma faca polvilhada com fécula, corte a massa em vinte pedaços iguais. (Se for comer pura, ou como cobertura do sorvete, pode cortar menor, para obter de 40 a 50 pedaços.) Use o pau de macarrão para abrir cada um em um disco chato e grosso de 5 cm de diâmetro. Use tanta fécula quanto baste para impedir que a massa grude na superfície de trabalho, no rolo ou nos seus dedos.

 

  Foto: Evan Sung|NYT

Montagem: 

1Enrole uma colher (sopa) da pasta de feijão na mão para formar uma bola e coloque-a no meio do pedaço de massa aberto com o rolo. Use os dedos para esticar, de maneira uniforme, a massa de mochi por cima e à volta do recheio sem amassá-lo e sem abrir a massa na parte superior. Sele a massa e role delicadamente o mochi entre as mãos para lhe dar uma forma arredondada. Distribua cada docinho sobre o papel manteiga com a emenda para baixo. É melhor consumir o mochi no mesmo dia, ou cobri-lo e guardar na geladeira por, no máximo, um dia.

Ficou com água na boca?