Paladar

Receitas

Receitas

Neide Rigo|Estadão
Neide Rigo|Estadão

Nhac!

Neide Rigo

Molho agridoce picante de ubajaí 

A fruta da Mata Atlântica é ácida e doce com um quê de cebola; este molho vai muito bem como acompanhamento de carne de panela e peixes fritos

por Neide Rigo

Esta receita é baseada na de sambal, um molho do Sudeste Asiático que pode ter fórmulas variadas, mas em geral é bem apimentado e pode levar uma fruta como tamarindo para conferir o sabor agridoce.

Ubajaí é ácida e doce com um quê de cebola, logo vai muito bem, no lugar do tamarindo; neste molho para acompanhar carnes de panela, peixes fritos, frango assado ou legumes grelhados. Ou coloque um pouco no recheio de sanduíches, no lugar de ketchup, e nhac!

Preparo

1Coloque no liquidificador as pimentas, a cebola e um pouco da água - o suficiente para bater. Bata até triturar bem.  
2Numa frigideira, aqueça o óleo e despeje a mistura do liquidificador. Deixe fritar bem, até a mistura começar a se separar do óleo, soltando perfume de cebola dourada. Junte, então, o açúcar, o sal, a polpa da ubajaí picada e deixe cozinhar até o molho ficar cremoso e denso, mexendo de vez em quando.
3Coloque em vidro aferventado enquanto ele ainda está quente – despeje aos poucos, com o vidro sobre um pano, para não quebrar.
4Tampe e guarde na geladeira por até 15 dias.
5Sirva frio como acompanhamento de carnes, aves, peixe, legumes assados ou complemento para sanduíches.      

 

Ficou com água na boca?