Paladar

Receitas

Receitas

Mousse de chocolate perfeita

Uma receita da clássica sobremesa francesa fácil, deliciosa e à prova de erros

por Redação Paladar

Mousse de chocolate 

Mousse de chocolate  Foto: Daniel Teixeira/Estadão

O mais puro e intenso gosto do chocolate transformado em delicada nuvem cremosa e aveludada (mousse, em francês, quer dizer espuma) tem por essência sua simplicidade, porém envolve muita técnica. 

Essa é uma receita que funciona sempre e que entrega tudo aquilo que você espera da uma boa mousse de chocolate – tem bolhas, muitas bolhas, sabor intenso de chocolate, cremosidade e textura aveludada. São apenas quatro ingredientes, e pouco menos de 20 minutos antes de ir para a geladeira.

Preparo 

1Separe as claras das gemas 
2Aqueça o chocolate e a manteiga em uma tigela sobre uma panela com água em fogo médio (o fundo da tigela não deve tocar na água). Mexa ocasionalmente, até que o chocolate e a manteiga derretam e estejam bem misturados, cerca de 5 minutos. Reserve. 
3Na batedeira em velocidade média-alta, bata as gemas e 1/4 xícara de açúcar. Bata até obter um creme claro e fofo, cerca de 5 minutos. Reserve.
4Em outra tigela da batedeira e com batedores limpos, bata as claras em velocidade média-baixa, até começar a espumar, adicione o restante do açúcar e bata até formar picos médios duros, cerca de 3 min.
5Usando uma espátula grande, misture delicadamente o creme de gema e açúcar com o chocolate derretido, até que não haja mais partes brancas visíveis. 
6Adicione as claras em neve ao chocolate em três etapas. Incorpore 1/3 das claras por vez ao creme. Começando no centro da mistura e avançando em direção às bordas da tigela, dobre delicadamente as claras em neve na mistura de chocolate. Certifique-se de raspar do fundo, até que não haja mais partes brancas; isso vai incorporar as claras sem esvaziá-las. 
7Divida a mousse entre ramequins, ou coloque em uma tigela grande onde irá servi-la.  
8Cubra com filme e leve à geladeira por pelo menos 2 horas para firmar (ou por até 2 dias). Decore com chantilly, raspas de chocolate ou frutas vermelhas da sua preferência. 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?